Este é para quem diz que quer um telemóvel para fazer chamadas e pouco mais! O modelo mais vendido de sempre da Nokia regressa muito mais giro, capaz de fazer fotografias com mais qualidade e com o jogo de culto 'Snake'. Melhor do que todo o resto é o preço: 49 euros!

Quando ouvi que o Nokia 3310 estava para ser relançado pensei: “Que horror! Para quê?” Depois de o ver, percebo que pode estar a surgir aí um novo nicho com potencial de crescimento: o dos básicos, simples e baratos.

O regresso

Este clássico renascido tem um design muito bem conseguido, que preservou a sua personalidade, mas tornou-o moderno e atraente. É fino, leve e extremamente resistente. A autonomia da sua bateria é invejável: suporta 22 horas de conversação e um mês (sim um mês!) em stand-by. É verdade que com o uso a bateria tende a perder a sua capacidade. O bom é que, como é uma bateria removível, pode ser facilmente substituída.

O novo 3310 possui um ecrã a cores maior do que o da versão original (com 2,4”), ligação USB e Bluetooh, e espaço para cartão de memória MicroSD. Tem capacidade para aceder ao Twitter e ao Facebook, mas como recurso de emergência. O equipamento conta ainda com uma câmara com 2MP (mas nada de selfies!) com flash LED, lanterna LED, leitor de Mp3 e rádio FM.

O Nokia 3310 vai estar disponível em quatro cores: Vermelho Quente e Amarelo, ambos com um acabamento brilhante, e em Azul-escuro e Cinzento, os dois com acabamento mate. Estará disponível a partir do segundo trimestre de 2017 e terá o preço recomendado de 49 euros.

 

Uma nova era

Este clássico ganhou nova vida pelas mãos da HMD Global, uma empresa finlandesa criada por antigos funcionários da Nokia e da Microsoft que adquiriu os direitos da Nokia. Na recente Mobile World Congress, a HDM Global apresentou também uma nova geração equipamentos Nokia que promete trazer a marca novamente para o centro das atenções. São os smartphones Nokia 3, Nokia 5, Nokia 6 e o Nokia 6 Arte Black Limited Edition. Todos com sistema operativo Android e com preços que vão dos 139 aos 299 euros.

Este slideshow necessita de JavaScript.