Como na moda, no mundo da tecnologia também existem tendências. E com elas chegam os gadgets que mais cedo ou mais tarde entrarão nas nossas vidas. Aqui estão os mais tentadores.

Este é mais um post criado para a parceria com o Alegro.pt. Pode lê-lo aqui também.

A WebSummit ajudou-nos a perceber quais serão os temas quentes para os próximos tempos: máquinas e eletrodomésticos mais inteligentes, realidade virtual e realidade aumentada no dia-a-dia, carros que dispensam condutor e os robôs, só para destacar algumas. No entanto, a grande feira anual de tecnologia, a CES, que teve lugar nos primeiros dias de Janeiro, em Las Vegas, veio dar corpo a estas (e outras) tendências sob a forma de gadgets. Alguns já estão prontos para o consumo. Outros estão, mas não para os nossos bolsos. Nestes casos, nada como um dia depois do outro para que os preços se aproximem da realidade dos mais comuns dos mortais (as impressoras 3D de preço acessível são a prova disso!). Por fim, alguns ainda são conceitos, ideias que ainda precisam amadurecer, mas que já deram o salto do papel para o protótipo. Vamos ao que interessa. Aqui estão os melhores.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O frigorífico genial

Family Hub 2.0, da Samsung

Ah… Este é um frigorífico de sonho. É a Internet das Coisas no seu melhor. Em destaque estão o ecrã interativo, a câmara interna, a tecnologia de reconhecimento de voz e a ligação BlueTooth ao smartphone.
Para quê servem? O ecrã pode ser usado como um quadro digital onde a família partilha fotos, tem as suas agendas e recebe notificações. Funciona também como um ecrã normal de computador onde é possível ver receitas, consultar a meteorologia ou ler as notícias.
A câmara interna permite identificar (mesmo à distância, pelo smartphone) que alimentos devem ser substituídos, acrescentá-los à lista de compras e até comprá-los online. Já com a tecnologia de voz é possível dar comandos sem precisar tocar no frigorífico ou no smartphone e, portanto, sem interromper o trabalho na cozinha. E mais: se for preciso, é possível pedir que o frigorífico também fale e, por exemplo, leia uma vez mais a receita que estamos a preparar. Demais!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Espelho, espelho meu!

HiMirror Plus

Também na categoria de equipamentos inteligentes, este espelho é um verdadeiro consultor de beleza. Analisa a pele – textura, pontos negros, borbulhas e imperfeições, poros e também rugas – e ajuda a elaborar um plano de cuidados específicos e até ajuda a escolher os produtos mais indicados. Possui luzes que podem ser reguladas para a altura da maquilhagem e, nas horas vagas, dá música.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma TV quase tão fina como uma folha de papel

TV LG Signature OLED W

As TVS dominaram a CES este ano. E a tecnologia OLED 4K, de extrema nitidez, mostrou ter conquistado mais adeptos entre os fabricantes. Muitos equipamentos incríveis foram revelados e estão prestes a chegar ao mercado. O destaque vai, sem dúvidas, para a finíssima LG Signature OLED série W.
Tem 2,57 milímetros de espessura (mais fina do que o seu telemóvel) e uma imagem incrível. O coração desta TV, ou seja, tudo que a faz funcionar, está na barra de som que traz. E para pendurá-la na parede, conta com uma finíssima estrutura magnética.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um robô de companhia

Buddy, da Blue Frog

Os robôs a pouco e pouco vão deixando os filmes de Ficção Científica e começam a entrar verdadeiramente nas casas. Buddy é um robô de ar doce concebido para ajudar a família a que pertence a vários níveis. Protege a casa, dá uma mãozinha na cozinha, entretém as crianças com jogos educativos, lembra compromissos, alerta para a hora de tomar medicamentos e está atento às necessidades dos idosos. A lista das funções que é capaz de desempenhar é longa. E, ainda que tenha uma forma pouco humana, tem uma gama variada de expressões, o que o torna agradável e até divertido.

 


Um smartphone com Realidade Aumentada

ZenFone AR, da Asus

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão a desenvolver-se a olhos vistos. E este smartphone da Asus é um verdadeiro topo de gama que traz como ‘plus’ a Google Tango, a tecnologia da Google para Realidade Aumentada. Qual a vantagem? Entre jogos e funcionalidades para ver e analisar objetos num espaço determinado – o sofá que quero comprar cabe na sala? – muitas das aplicações que estão por vir passarão por aí. Quem viver verá, e não precisará esperar muito tempo!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O carro conectado

Toyota Concept i

Só me lembro da série de televisão O Justiceiro, com David Hasselhoff, em que o carro era o verdadeiro parceiro do herói, tão bom ou ainda melhor do que o seu dono. Mais do que um carro que dispensa condutor, este protótipo da Toyota, o Concept i, foi desenhado a pensar na estreita relação entre o condutor e o seu veículo. A Internet e as ligações diretas aos equipamentos do seu utilizador têm destaque neste automóvel, mas a estrela é a Inteligência Artificial, que antecipa os seus desejos e necessidades.

 


Impressora 3D doméstica

MP Delta Mini, da Monoprice

Há alguns anos as impressoras 3D era as rainhas da festa. Incríveis a dar vida a objetos num piscar de olhos, estavam muito distantes de qualquer um de nós, com preços extremamente altos. Com o passar do tempo e a evolução do conceito, o preço começou a cair. Nesta edição da CES foi possível conhecer aquela que provavelmente é a impressora 3D mais barata de sempre. É a MP Delta Mini, da Monoprice, com um preço aproximado de 140 euros.