É o quinto título da série e parece que à quinta é de vez. Este é muito mais do que um jogo de tiros. Agarre as armas e entre nesta guerra. O difícil será largar os comandos!

É considerado o melhor ‘shooter’ em terceira pessoa que alguma vez existiu e está de volta em grande, no que pode ser um dos lançamentos mais importantes dos últimos tempos para a Xbox One. Após o sucesso da EPIC games com o Gears of War 1, 2 e 3, a Microsoft Studios adquiriu em 2014 os direitos da série Gears of War, juntando-o, assim, à carteira de títulos da companhia de jogos The Coalition.

Este é um jogo que gira em torno de uma mecânica pioneira nos videojogos e muito pouco falada, a ‘cover-based shooter’, que permite muito mais do que a simples troca de tiros. Com esta mecânica, é possível tirar partido do terreno e da sua tridimensionalidade como na vida real. Na verdade, este método é uma adaptação digital da tática militar real de se esconder atrás de obstáculos para proteger-se contra os inimigos e de ataques de longa distância, como tiroteios e explosões.

Assim, os mapas são inteiramente desenhados para obrigar o jogador a não se expor a fogo inimigo e a mover-se entre obstáculos. É aqui que vai notar que o próprio jogo quase nos obriga a abusar dessa mecânica de movimento. Com uma brutalidade crua nos efeitos sonoros e visuais, Gears of War 4 cria o ambiente perfeito para quem procura um tipo mais intenso e agressivo de acção em grande estilo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Single-Player

Na altura da Xbox 360, parte do sucesso deste título deveu-se ao incrível elenco de Delta-Squad, com personagens irreverentes e completamente lunáticas inspiradas na junção entre fuzileiros e jogadores de futebol americano. Na 5ª edição do jogo, infelizmente, não teremos o regresso desta equipa… No entanto, a personagem mais icónica, Marcus Fenix, estará de volta!

Notamos que os novos criadores estão aqui para marcar a diferença com uma nova aventura para as gerações seguintes. Somos apresentados com uma campanha a solo muito bem desenvolvida com a possibilidade de jogar a 2 (co-op) frente a uma nova raça robótica, que dará mais conteúdo à história.

A natureza imperdoável, bombástica e exagerada deste mundo será lentamente revelada à medida que progredimos pela história, e acreditem que é um caos de diversão! ‘The Horde’, a espécie icónica extremamente violenta e caótica, estará de volta num novo modo de jogo de sobrevivência.

 

Multiplayer

O multiplayer consiste em 5 jogadores contra 5 jogadores online. E a equipa que derramar mais sangue sairá vencedora. É incrivelmente viciante e com um ritmo mais acelerado do que o das versões anteriores… Será difícil não ganhar o ‘bichinho’ de Gear of War Online com tantas novas adições de armas, como a Dropshot, que dispara ferramentas explosivas, ou a Buzzkill, que atira lâminas que fazem ricochete nas paredes. São 10 novos mapas extremamente bem pensados em termos de movimentação dos jogadores, onde até a meteorologia poderá influenciar o campo de batalha, como por exemplo com as tempestades de ventos fortes.

Há novos estilos de combate, como a carga de ombro, que serve para desequilibrar os seus oponentes brevemente. Ou novas formas de ataque físico como puxar os oponentes para fora da sua segurança e assassiná-los violentamente. Aqui, é introduzido um novo modo de jogo chamado DodgeBall, e 7 modos de jogo online para partidas não competitivas.

 

Conclusão

A solo, a dois ou em versão multiplayer, Gear of War 4 promete horas a fio de entretenimento.

 

Ficha técnica

 

Editora: The Coalition
Gênero: ação/aventura
Plataforma: Xbox One e Microsoft Windows
Lançamento: 11 de Outubro de 2016
Idade: +18