Organizado, saudável, experimentalista, tradicionalista ou guloso? Veja qual o perfil que mais se encaixa na sua personalidade, sobretudo quando está na cozinha. Descubra a receita criada para cada um. E conheça as novidades da Hotpoint, pensadas para todos estes perfis.

Eu sou uma gulosa!!! E já verão que não é só porque adoro comer e simplesmente amo doces! Cozinhar, como comer, é um ato de prazer. É também um momento de criatividade e até lúdico. A verdade é que as nossas personalidades revelam-se também na forma como estamos na cozinha.

Foi para saber mais sobre o comportamento e preferências das pessoas quando cozinham que a Hotpoint encomendou o estudo ‘Hotpoint – Taste Exploration Survey’ realizado a nível europeu. O documento revelou que a preparação de alimentos está cada vez mais associada à procura de prazer e é considerada como uma forma de autoexpressão. Com base nos resultados e nos perfis obtidos, a marca desenhou a sua nova gama de encastre e de pequenos eletrodomésticos e também encomendou ao chef Joe Best uma receita para cada perfil.

 

Comecemos, então, pelo perfis!

  • Os organizados são aqueles que gostam de planear, preparar a lista de compras e programar o menu para toda a semana.
  • Para os saudáveis comer e cozinhar significa cuidar da sua saúde. Preferem alimentos com menos gordura ou açúcar e utiliza métodos de cozinhar capazes de preservar as vitaminas e outros valores nutricionais.
  • Os experimentalistas gostam de trazer o mundo para a mesa, experimentar ingredientes incomuns e receitas exóticas. Adoram novos sabores e novos estilos.
  • Para os tradicionalistas os sabores preferidos confundem-se com a sua história. Têm um prazer especial em recuperar os sabores da infância e adoram cozinhar os pratos favoritos da família.
  • Os gulosos acreditam que cozinhar e comer são sinónimos de prazer. Adoram preparar e provar pratos saborosos e apetitosos.

 

Um juicer, uma varinha mágica e muito mais!

juicer-2

O Extrator de Sumo Lento (o juicer para os íntimos!)

Possui uma inovadora tecnologia que garante sumos deliciosos com o máximo benefício nutricional para o seu bem-estar. Extrai o sumo lentamente e sem lâminas. Utilizando a mesma quantidade de fruta, a polpa residual é mais seca e em menor quantidade do que a de uma máquina tradicional, é possível obter até + 30% de sumo, com menos desperdício.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Varinha Mágica

É uma varinha 5 em 1, com multifunções, 6 velocidades e potência de 700 w, permite escolher a potência ideal para cada receita e obter excelentes resultados em segundos. Com diversos acessórios que permitem picar, bater, misturar, entre outros.

 

microoda2

O Microondas

O novo microondas ExtraSpace foi concebido para oferecer uma capacidade máxima para cozinhar, com funções como o AutoCook e AutoClean. Graças ao seu design sem prato giratório, este aparelho inteligente oferece mais espaço para colocar loiças maiores e de diferente tamanhos.

 

forno

O Forno com sistema Multiflow

Os novos fornos incluem um sistema integrado avançado, como o sistema Hotpoint Multiflow e controlo eletrónico de temperatura extremamente preciso, a partir dos quais é mais fácil ter o controlo total sobre a forma como o alimento é confecionado no interior e no exterior.

Contam ainda com a Função Multireceitas, que melhoram a experiência de cozinhar, fornecendo uma seleção de receitas pré-programadas com a temperatura, a escolha de elementos de aquecimento e configurações do ventilador, tempo de cozedura para resultados perfeitos.

Os novos fornos incluem uma variedade de programas de limpeza mais rápida e fácil: Limpeza Pirolítica; Limpeza Catalítica e Limpeza hidrolítica Diamond Clean.

 

forno-vapor

O forno a vapor Hotpoint 45 centímetros

Este novo forno é ideal para enaltecer os sabores naturais dos alimentos cozinhando de uma forma leve e saudável.

Além da função de vapor, uma função de ventilador pode ser usada para obter resultados excelentes ao mesmo tempo que garante que os alimentos possam tornar-se crocantes e tenros em menos tempo. Dez ciclos assistidos, que cobrem uma vasta gama de tipos de alimentos, sugerem parâmetros de cozedura adequados e também ajudam a identificar a escolha correta da temperatura e da plataforma correta.

Estas são algumas das funcionalidades irresistíveis: Dynamic Crisp, para produzir pratos deliciosos e crocantes, mesmo na parte inferior (excelente para assados, pizzas, omeletes e bolos); Dynamic Steam, o recipiente de vapor adicional torna mais fácil confecionar comida saudável e baixa em calorias; Ar Forçado, a potente ventoinha distribui o calor uniformemente; Dynamic Defrost, ideal para descongelar rápida e uniformemente a comida, e basta indicar o tipo de comida e o seu peso, e o forno calcula automaticamente o tempo adequado.

 

As receitas

saudaveisPara os saudáveis

SOPA FRIA DE CENOURA
COM QUEIJO FRESCO E MANJERICÃO

Ingredientes
Cenouras  .  Queijo fresco  .   Manjericão  .   Maçã verde  .   Amêndoas  .   Meia lima  .   Azeite  .   Flor de sal

Preparação
Extrair o sumo das cenouras no Slow Juicer. Extrair igualmente o sumo da lima, juntando-o ao sumo da cenoura e misturar bem. Reservar. Cortar um queijo fresco pequeno. Juntar algumas folhas de manjericão e cortar em juliana bem fina. Torrar amêndoas, quanto bastem, para guarnecer o prato. Por fim, cortar a maçã verde descaroçada em fatias o mais fino possível. Deixar em água e gelo até à altura de servir.

Empratamento
Num prato fundo, deitar o sumo de cenoura temperado com sumo de lima.  Ao meio, acrescentar o queijo fresco. Picar as amêndoas e salpicar o queijo fresco. Dobrar as folhas finas de maçã e juntar ao prato. Dividir o manjericão em juliana, harmoniosamente por todos os elementos do prato. Adicionar azeite, a gosto, e salpicar de flor de sal.

 

tradicionalistasPara os tradicionalistas

MIGAS COM CARNE DO ALGUIDAR

Ingredientes
Lombinho de porco  .   Alho  .   Louro  .   Massa de pimentão  .   Vinho branco  .   Banha  .   Pão alentejano  .   Opcional: meia linguiça frita ou cozida

Preparação
Cortar o pão em pedaços e demolhar. Reservar. Cortar em pedaços de 3 a 4 cm os lombinhos e temperar com os restantes ingredientes, à excepção da banha de porco. Deixar marinar de um dia para o outro, ou no mínimo 1 hora. Numa frigideira de esmalte preto, derreter a banha e fritar os pedaços de carne, escorridos da marinada, que se deixa reservada para o final da fritura da carne. Acrescentar o exsudado da marinada, deixar que a carne fique bem corada e retirar. No pingue da carne, deitar o pão bem escorrido, deixar cozinhar e enrolar em rebolão como se fosse uma omelete.

Empratamento
Quando as migas estiverem secas e bem formadas, deitar numa travessa, rodear com a carne, guarnecer com a linguiça.

 

experimentalistaPara os experimentalistas

ARROZ DE TAMBORIL E MORCELA

Ingredientes
Fígado de tamboril  .   Manteiga ou azeite  .   Morcela  .   Folhas de arroz do Vietname  .   Frasco de pimentos assados  .   Emulsão de limão e azeite  .   Açúcar  .   Vinho branco  .   Rebentos de coentro  .   Flor de sal  .   Tomate Cherry

Preparação
Pré aquecer o forno em grill. Cozer a morcela em água e sal. Escorrer. Arrefecer e cortar em fatias finas. Colocar as rodelas de morcela num tabuleiro de forno e levar ao grill até ficarem crocantes. Triturar. Corar o fígado de tamboril em gordura a gosto. Juntar um pouco de vinho branco para refrescar. Deixar reduzir.

Temperar de flor de sal e pimenta moída. Cortar em pequenos cubos. Cortar as folhas de arroz com uma tesoura, de 4 a 6 partes. Fritar em óleo quente durante 1 a 2 segundos. Escorrer sobre papel absorvente. Triturar os pimentos assados com uma colher de açúcar. Coar numa peneira de modo a aproveitar só o puré dos mesmos. Guardar num frasco tipo biberon. Reservar em frio. Fazer uma brunesa fina (cortar em pedaços pequenos) com os tomates Cherry.

Empratamento
Numa folha de arroz, deitar alguns pedaços de fígado de tamboril e um pouco de morcela. Juntar um pouco de cada emulsão, um pouco de tomate picado. Adicione um fio de azeite e guarneça com os rebentos de coentros. Servir como amuse bouche (canapé).

 

organizadosPara os organizados

ESMAGADA DE GRÃO COM MOZZARELLA
E PISO DE AMENDOIM E MANJERICÃO

Ingredientes
Grão cozido  . 1 dente de alho bem picadinho  . Sal q.b. . Pimenta q.b.  . 1 bola de mozzarella fresca de búfala . Amendoins  . Manjericão (1 molho)  . Queijo parmesão  . Azeite

Preparação
Esmagada: Com a ajuda de um garfo e tendo o grão bem cozido, esmagar até atingir a consistência pretendida. Juntar o alho e misturar bem. Reservar. Fatiar a mozzarella. Reservar. Piso de amendoins e manjericão: Num copo de mistura, juntar o azeite, amendoins, queijo parmesão e o manjericão e triturar tudo com a varinha mágica. Rectificar temperos.

Empratamento
Deitar umas colheres de esmagada ao centro do recipiente. Dispor no meio a mozzarella fatiada, pingar com o piso. Decorar com umas folhas bonitas de manjericão

 

gulososPara os gulosos

CHOCOLATE, MARSHMALLOWS
E CARAMELO SALGADO

Ingredientes
Chocolate belga  .   12 Marshmallows  .   Leite condensado cozido  .   Um pouco de natas  .   Flor de sal  .   Frutos vermelhos  .   Bolachas com creme e cobertura para esmagar

Preparação
Derreter o chocolate no micro-ondas, em processo de 30 segundos de cada vez. Quando estiver derretido, juntar os marshmallows, levar ao micro-ondas novamente por 30 segundos, emulsionar bem o chocolate derretido com os marshmallows e gelar na gaveta super freeze. Num saco de congelação e com a ajuda de um martelo ou rolo da massa, esmagar as bolachas. Também se podem picar à faca. Reservar no frio.

Num copo misturador, juntar uma parte bem generosa de uma lata de leite condensado cozido e emulsionar com um pouco de natas frias com a ajuda da varinha mágica. Temperar com flor de sal. Reservar igualmente no frio.

Empratamento
Espalhar um pouco de bolacha esmagada no fundo do prato. Fazer uma pequena estrada com o caramelo salgado. Fazer uma quenelle de chocolate (como se fosse um pastel de bacalhau), com o auxílio de uma colher mergulhada em água quente e sobrepor no caramelo salgado.Decorar com os frutos vermelhos a gosto, da época ou de estufa.