Eram muitos mais, não tenho dúvida. Mas é preciso selecionar. E a minha escolha foi simples: estes projetos atraíram de alguma forma a minha atenção no pouco tempo que tive para circular a cada dia da Web Summit. Ali buscavam investimento, troca experiências ou simplesmente revelar a um público alargada o que estão a fazer. Vamos conhecê-los?

Para saber o que achei da Web Summit, veja aqui o que escrevi para a PCGuia.

1

A Little Chef Inside

A revolução das sopas. A tradição portuguesa numa vending machine high-tech. A Little Chef Inside oferece uma forma de manter uma alimentação saudável fora de casa. A informação sobre o projeto explica: esta “é a primeira máquina do mundo, que serve sopa 100% natural, em qualquer local e em qualquer momento”.

Nesta máquina estão sopas confecionadas a baixíssimas temperaturas para manter as qualidades nutritivas dos seus ingredientes. No ecrã situado na parte frontal de máquina são fornecidas todas as informações nutricionais relativas a cada porção (calorias, fibras, alergenos, etc). Não é um produto para ter em casa, mas sim em espaços comercias e empresas. Para o mercado português as receitas têm assinatura da Justa Nobre.

1b2-a-little-chef-inside

 

2

My Nurse

My Nurse2-mu-nurse-linkedin é um projeto criado a pensar nas pessoas que precisam de cuidados especializados em casa.

Esta é uma plataforma onde é possível encontrar enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos e outros cuidadores ao domicílio, em todo o país. É possível aceder através do computador, de uma app ou mesmo por telefone.

 

3

Thoughts feels good

3-thoughtsUma aplicação não-intrusiva para dizermos que estamos a pensar em alguém. Com a Thoughts é possível dizer aos amigos eles estão nos nossos pensamentos naquele momento, sem chamadas, sem mensagens, sem uma única palavra. Tem emojis próprios, desenhados a pensar nas situações mais comuns em que pensamos em alguém.

Disponível em iOS e Android.

 

4

Last2Ticket

Last2Ticket4last-ticket é uma plataforma online de venda de bilhetes para grandes eventos a pensar nas alturas em que as redes estão congestionadas ou com ligação fraca à Internet. “Os processos de check-in são mais robustos, inteligentes” para que a receção dos utilizadores não seja afetada.

O projeto conta com uma tecnologia inovadora já patenteada e o objetivo é a sua aplicação a partir de 2017 em eventos a escala mundial.

 

5

Uncloset

As carteiras de luxo mais cobiçadas estão no centro desta plataforma com características muito particulares. A ideia da Uncloset é simples. Escolhe-se uma carteira, subscreve-se o serviço com uma mensalidade de 170 euros e recebe-a rapidamente em casa. O que faz este serviço diferente é que dá a possibilidade de uma troca gratuita de carteira por mês. São Pradas, Guccis, Miu Mius e muitas outras marcas. E fazer mais trocas por mês é também possível mediante uma taxa extra.

5b-uncloset

 

6

eguru Delivery Service

6-eguruEste projeto quer revolucionar as entregas nas cidades. Na eguru a tecnologia é utilizada para descomplicar e tornar tudo mais fácil e seguro. As entregas permitem tracking em tempo real, pagamento através da aplicação, contacto direto com o guru (estafeta) e estão disponíveis em duas modalidades: eguru Basic e eguru Pro. Para entregar o que quiser, quando quiser, como quiser.

 

7

Ximi

7-ximiUma aplicação para combater a solidão e o isolamento vivido por alguns, nomeadamente a população idosa. O objectivo da Ximi é promover um estilo de vida mais saudável e aproximar as pessoas.

O projeto utiliza Realidade Aumentada, Gamification e Inteligência Congnitiva, e funciona basicamente a três níveis distintos. A nível do idoso, que não só tem acesso a alertas para toma de medicação, consultas e receitas, como tem os seus sinais biométricos recolhidos e tem acesso a diversas formas de entretenimento – pode, por exemplo, ‘desafiar’ amigos a algumas atividades simples ou procurá-los como se faz com o Pokémon Go, e conquistar pontos. Pode ainda contactar diretamente familiares.

A nível médico, pode ser acompanhado à distância pelo seu médico de família ou outro especialista. E a nível da família ou de quem presta cuidados, pode verificar os alertas, propor desafios, comunicar com o idoso e manter também uma ligação direta com o médico.

 

8

Egg Powerstation

Temos aqui uma versão moderna da ficha tripla. A Egg Powerstation permite encaixar com firmeza as fichas em qualquer direção e podem ser várias ao mesmo tempo. Possui entrada para USB de carregamento rápido para telemóveis e conta com proteção automática contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A imagem impressa na sua capa é personalizável e traz um cabo de 2 metros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

9

Honula Surf

9-honulaEste é um projeto a pensar em quem pretende organizar a ‘surf trip’ perfeita. Honula Surf é um diretório com as melhores escolas de surf do mundo. Fácil de consultar e de fazer reservas online.

Os utilizadores podem não só escolher o destino e alojamento como podem selecionar o melhor local consoante o seu nível de aptidão. Têm também à sua disposição a possibilidade de tratar de serviços complementares como aluguer de equipamento, reserva de transfer, entre outros.

9b-honula