Quest of Dungeons é um projeto do estúdio português Upfall Studios que acaba de chega loja digital Nintendo eShop, para as consolas Wii U e Nintendo 3DS.

Quando a luz do universo é roubada pelo senhor das trevas, ou melhor pelo Dark Evil, só há uma coisa a fazer: agarrar a consola (Nintendo 3Ds ou Wii U) e resgatá-la! Esta é a linha básica da aventura criada pelo estúdio que gosta de fazer jogos à moda antiga: com poucas ideias e muito amor. A comandar os trabalhos deste estúdio indie está o talentoso David Amador.

Quest of Dungeons é uma aventura em que cada vez que se começa uma nova partida tudo se encontra num sítio diferente. Monstros, tesouros, armadilhas… tudo muda de posição! Outra particularidade muito especial é que, caso perca a vida, o jogador terá de recomeçar a campanha desde o início do jogo. Tudo isso combinado com um velhinho e nostálgico estilo 8-bits.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O jogo e as consolas

O jogo aproveita as potencialidades de cada consola para oferecer uma experiência personalizada aos jogadores. Na Wii U, por exemplo, pode-se explorar o jogo sem recorrer à televisão, através do modo de jogo Off-TV. É igualmente possível dispor do inventário e mapas de jogo no ecrã do Wii U GamePad. Isso possibilita ter algumas das opções fundamentais do jogo sempre visíveis e prontas a usar.

A versão Nintendo 3DS de Quest of Dungeons toma partido dos dois ecrãs da consola e inclui uma funcionalidade StreetPass que permitirá aos jogadores trocarem “Ghosts” entre si. Quando um utilizador perde, a consola regista a informação, equipamento e inventário do seu jogo e, após fazer StreetPass com outros jogadores, é possível que o Ghost do outro jogador entre na sua partida. Derrote esse Ghost e ficará com todas as armas e itens desse jogador!

Recentemente exibido na Tokyo Games Show (o maior evento de videojogos do Japão), Quest of Dungeons apresenta ainda uma característica muito especial para os jogadores que possuírem as consolas Wii U e Nintendo 3DS: ao adquirir uma das versões na Nintendo eShop, o consumidor terá direito a descarregar a outra versão de forma totalmente gratuita.