A Microsoft adiantou o Natal e revelou as suas mais recentes novidades. E os Hololens, óculos que trazem hologramas para o mundo real, roubaram o espetáculo. Vamos conhecê-los.

São simplesmente incríveis. É pura ficção científica transformada em realidade. Se a Realidade Virtual parecia uma inovação do outro mundo. A Realidade Mista* (Mixed Reality) que trazem os HoloLens, da Microsoft, é um realmente um ‘game changer’. As possibilidades que traz são mais que muitas, e jogar é apenas uma delas.

Com estes óculos temos novas formas de visualizar o nosso trabalho, de partilhar ideias, de ensinar e aprender, de dar vida àquilo que imaginamos e criamos e, claro, de jogarmos também. Nada como um vídeo para explicar melhor:

Ainda que os HoloLens tenham a forma de uns óculos, trata-se de um completo computador holográfico. Não requer a utilização de fios, câmaras, smartphones ou qualquer outro dispositivo ou acessório. Assim, torna-se fácil movimentar-se livremente ao utilizá-lo. Para o comandar usa-se a voz ou gestos.

Mas – há sempre um mas – estes óculos ainda não estão acessíveis ao público em geral. Só se encontram em alguns países e, mesmo assim, exclusivamente para developers. Provavelmente só poderá constar da nossa carta ao Pai Natal de 2017. Nós esperamos sem problemas.

hololens-2

 

A nova XBox

Num plano mais terra-terra, mas não menos interessante, temos a nova consola Xbox One S. Mais compacta, mais estilizada e mais poderosa.low-xbox-one-s-angle

É 40% mais pequena que a sua antecessora e muito mais avançada. O seu armazenamento interno que pode ir até 2TB. Possui um novo Comando Sem Fios Xbox, com um design mais estilizado e simplificado. É mais preciso e com um maior alcance. Graças à tecnologia Bluetooth pode ser usado em PCs, tablets e telemóveis com o Windows 10.1. Para completar estão as novidades em jogos: o Forza Horizon 3, o Gear of War 4 e o Minecraft.

Pronta para ser deixada nos sapatinhos de meninos e meninas de todas as idades, os preços da Xbox One S começam nos 299,99 euros.

 

* Realidade Mista (Mixed Reality) – É uma mistura entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Em poucas linhas, Realidade Virtual é um universo imersivo, com o qual podemos interagir, mas que não tem qualquer ligação com o mundo real. Com a Realidade Aumentada, por sua vez, vemos objetos ou animações projetados sobre o mundo real, mas a capacidade que temos de interagir com eles é nula ou mínima. Para quem alguma vez jogou Pokémon Go, é como quando usamos a câmara fotográfica do jogo tendo como fundo aquilo que nos rodeia. A Realidade Mista traz para o mundo real elementos que não existem, tal como a Realidade Aumentada, mas podemos interagir com eles de uma forma complexa e tão imersiva como com a Realidade Virtual.