Filmar e fotografar a 360 é uma realidade. Já há uma série de dispositivos especializados neste tipo de registo. E a curiosidade é grande. Experimentei a LG 360 Cam e aqui está o resultado.

Cada vez que me questiono sobre o que se pode, na prática, fazer com um determinado equipamento, acabo surpreendida. Diante de uma câmara 360 graus pus-me a imaginar em que situações fotografaria ou filmaria. E com que objetivo. Realmente este é um passo mais próximo da Realidade Virtual e da capacidade de, dentro de muito pouco, podermos todos criar este tipo de conteúdos. Mas, antes de aprofundar o pensamento, decidi passar para a ação.

360-cam-3vezes

À primeira vista

A LG 360 Cam possui uma câmara dupla que tira fotos com um máximo de 16 MP e faz vídeos com resolução de 2K. É pequena e ultra portátil. Tem um design prático. Encaixada na sua capa, tem a forma de um pequeno tubo que cabe na palma da mão. Para soltar a capa, basta pressionarmos os botões que estão nas suas laterais e puxarmos a câmara.

O seu corpo possui um tom cinzento mais claro/prateado. Na lateral, está o botão para ligar e desligar. O mesmo botão permite escolher entre fotografar/filmar a 360 ou a 180 graus. Na base estão as entradas para o cartão de memória e para o carregador, assim como o encaixe para o tripé. A câmara pode também ser acoplada pela base à capa. Isso torna o seu corpo mais alongado e mais fácil de segurar. Na parte traseira do seu corpo tem um botão de disparo.

A aplicação

Ainda que a câmara possa ser acionada através deste botão, para a operar plenamente é preciso uma aplicação. A única forma que há para ver exatamente o que as lentes estão a captar é no ecrã do smartphone. Todas as opções podem ser selecionadas na app – 180 ou 360 graus, filme ou vídeo – , assim como a gestão das fotos e vídeos realizados, que podem ficar no cartão da câmara ou transferidos para o smartphone.

Ainda que a câmara seja LG, e eu a tenha experimentado com um LG G5, este dispositivo funciona com outros smartphones. O LG G5 já traz as aplicações necessárias para operar e ver fotos e vídeos. Para a utilizar com outros equipamentos é preciso baixar estas 2 aplicações.

Em ação

A aplicação é intuitiva e de fácil utilização. Fotografar e filmar com a câmara na mão e o smartphone na outra talvez seja um pouquinho aparatoso. Acredito que a melhor forma de o fazer seja com um tripé.

Usar a opção de fotografar ou filmar a 180 graus é relativamente fácil. A imagem que resulta é plana como quando feita com uma grande angular normal. Fazê-lo a 360 graus requer um pouquinho mais de treino. Confesso que tive o impulso de ler um pouco sobre o tema e mesmo assim muito ficou por aprender. O que é mais do que natural, quando utilizamos qualquer coisa pela primeira vez.

Uma coisa é importante saber se pretende partilhar o que fotografou ou filmou com outras pessoas. No smartphone, só é possível ver as fotos e vídeos corretamente com a ajuda de uma app específica.

Já a nível das redes sociais, o Facebook está preparado para partilhar este tipo de imagens. Mas nem todos poderão vê-las como esperado. Para quem usa o Facebook no smartphone, é preciso um dispositivo mais recente do que um iPhone 4S, iPad Mini 2, iPad Air ou iPad Pro. E a nível dos dispositivos Android, só aqueles mais recentes que o Samsung Galaxy S5 ou Galaxy Note 3 estão aptos para ver estas imagens com todo o seu potencial. Também é possível fazer partilhas no YouTube e Twitter.

fanta180

Para terminar

Com a LG 360 Cam descobri um mundo novo. Fiquei encantada com as imagens que consegui fazer e a experiência despertou o meu interesse e o desejo de saber mais e praticar mais. O mundo registado a 360 graus ainda tem algum caminho a percorrer tecnicamente e nas nossas vidas. Mas é para lá que as coisas caminham.