Alma premium num dispositivo de gama média. Aqui está um belo casamento neste que é também o primeiro smartphone europeu a incorporar o sistema de navegação por satélite Galileo. Estive a experimentar o Aquaris X5 Plus, da marca espanhola BQ, e foi assim:

Não faz muito tempo, tive nas mãos o BQ Aquaris X5. Bonito e eficiente, brilhou e surpreendeu. Passados alguns meses, a surpresa é saber da chegada de um novo X5, o BQ Aquaris X5 Plus. Seria este novo smartphone capaz de superar o seu antecessor? Ora vejamos.aquaris_x5_plus_white

À PRIMEIRA VISTA

O design é elegante e muito semelhante ao do X5. É, talvez, um pouco mais grosso e um nada mais pesado. Mas, por outro lado, os seus materiais são superiores com a parte traseira mate a contrastar com as laterais metálicas. É também na parte de trás que está situado o leitor de impressão digital. Este é o primeiro smartphone da BQ a contar com este elemento premium que o torna ainda mais seguro.

Nas laterais em alumínio do X5 Plus estão as ranhuras para encaixar cartões SIM e cartão de memória de até 250 GB.

A discrição do smartphone preto que experimentei desapareceu assim que o liguei. O seu ecrã Full HD de 5 polegadas ganhou vida e dimensão graças à tecnologia Quantum Color +. Este é um dos pontos fortes deste dispositivo, com cores e detalhes vibrantes.

 

A ação e a câmara

Rápido e eficiente, o Aquaris X5 Plus possui um processador Qualcomm SnapdragonTM 652 Octa Core. Faz o que pedimos sem hesitações, seja a navegar pela Internet ou mesmo a jogar.

A sua bateria é superior à dos seus irmãos da BQ. Tem 3200 mAh e é a bateria com maior capacidade até hoje usada pela marca num smartphone de 5 polegadas.

Uma vez mais a BQ utiliza um sensor Sony na câmara de um smartphone. Desta vez é um sensor Sony IMX298 utilizado na câmara traseira de 16 MP e frontal de 8 MP. Permite fotografar em modo automático ou manual, e gravar vídeos em resolução 4K. Neste departamento está, talvez, o ponto menos conseguido deste equipamento. Ainda que as fotografias e vídeos resultem de qualidade, a câmara tem momentos em que é um pouco mais lentado que o esperado.

A nível de áudio, conta com a qualidade HiFi, tanto na saída dos auriculares como na gravação dos microfones.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O sistema Galileo

Aquaris X5 Plus será o primeiro smartphone europeu a oferecer o sistema de navegação Galileo. Este é o sistema de navegação por satélite da União Europeia, independente e compatível com GPS (de origem americana) e GLONASS (russo). Com elevada precisão, começará a funcionar mais para o fim deste ano. Estará plenamente operacional em 2020, quando contará com 30 satélites.

 

O preço… Ai, o preço

Chego ao final a tocar noutro ponto de importância fundamental: o preço. Com tudo o que oferece, o Aquaris X5 Plus tem um preço extremamente interessante, fazendo jus à boa relação qualidade-preço que já se tornou uma (estimável) característica da BQ. Está disponível em duas combinações diferentes: 2GB+16GB por 289,90 euros e 3GB+32GB por 329,90 euros.

Este dispositivo estará disponível em duas cores: Preto/Cinzento Antracite e Branco/Ouro Rosa.