Com 5.7 polegadas o LG V10 impressiona. Este smartphone de grandes medidas é um modelo premium, com tudo o que tem direito. Vamos aos detalhes.

Experimentar smartphones nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso criar alguma intimidade com tudo o que envolve o equipamento, descobrir os seus segredos e as suas manhas. É fácil compreender a dificuldade que a maior parte das pessoas têm em mudar de dispositivo. E se isso implica mudar o sistema operativo, pior ainda.

Não é o meu caso, gosto de Androids. Mesmo assim, num primeiro momento deixei-me intimidar por este smartphone. Talvez tivesse sido pelo tamanho. Mas não foi preciso muito para que isso mudasse por completo. Mas vamos ao que vi:

 

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Este é um telemóvel que enche as medidas. É bonito, bem acabado, com detalhes em aço inoxidável, e com um ar sólido. Tem uma traseira ligeiramente curva e encaixa na mão, ocupando-a toda. A textura emborrachada da sua parte traseira faz com que o dispositivo permaneça firme na nossa mão, e esteticamente é um acabamento interessante.

É também na traseira que está um dos seus pontos diferenciadores. É ali que está o leitor de impressão digital, que permite aceder com facilidade a várias funções, desde desbloquear o ecrã a abrir aplicações. E é ali também que estão os botões para bloquear o ecrã, assim como para aumentar e baixar o som.

As grandes dimensões do LG V10 trazem apenas uma nota menos positiva: o seu peso. Ainda que seja por pouca diferença, é mais pesado do que a maioria dos seus concorrentes.

 

EM AÇÃO

O positivo deste tamanho é o seu grande ecrã que ainda por cima tem uma definição excelente (2560 X 1440 píxeis). Como funcionalidade de destaque está o segundo ecrã, situado mesmo no topo superior. É uma forma de acesso rápido mesmo quando o ecrã principal está bloqueado. Permite personalizar: escolher as aplicações que quer lá ter, os contactos e até mesmo pôr uma assinatura, que está sempre visível.

E por falar em acesso rápido, outro atalho interessante disponibilizado por este smartphone é o da câmara fotográfica: mal tiramos uma foto ou fazemos um vídeo, aparece no ecrão um botão do Facebook e, passados alguns segundos, aparece o acesso rápido a mais pontos de partilha: YouTube, Instagram (e outras contas que tenha associadas) assim como email e SMS, entre outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A CÂMARA

Mas melhor do que os acessos rápidos é a câmara propriamente dita. A frontal é dupla com 5 MP, com flash, e a traseira com 16 MP. Excelentes resultados tanto em foto como em vídeo. A câmara pode ser usada com controlo manual para fotografia ou vídeo, assim como é possível regular a forma como o áudio é gravado nos vídeos.

Para além destas características, destaco duas funcionalidades da câmara que me parecem interessantes. A nível dos vídeos, a funcionalidade Snap, que permite pré-editar o vídeo. Ou seja, permite gravar pequenos vídeos/planos que se vão juntando automaticamente, mas que podem ser vistos separadamente e eliminados caso não encaixem no todo como o esperado. Quando se ganha prática, traz uma dinâmica interessante aos vídeos mais banais que fazemos no dia-a-dia, e poupa-nos tempo.

A nível da fotografia, mais precisamente da selfie, está a funcionalidade de Captura por Gesto. Funciona da seguinte maneira: quando fazemos o enquadramento, levantamos uma mão e deixamos que a câmara detete-a. A partir daí, se a fechar uma vez, passados 3 segundos a máquina dispara. Se fecharmos a mão 2 vezes, a máquina faz 4 fotografias consecutivas. Esta funcionalidade já estava disponível em outros smartphones da marca, mas é sempre bem-vinda. A câmara também pode ser acionada por voz. Com esta opção acionada, basta dizer “Cheese”, “Smile”, Whisky”, “Kimchi” ou “LG” e a câmara tira a fotografia.

 

E MAIS

O LG V10 possui processador Snapdragon 808 e 4 GB de memória RAM. Possui uma bateria removível de 3 000 mAh com carregamento rápido que em 40 minutos consegue carregar em 50%. A nível de armazenamento interno, conta com 64 GB e possui uma entrada microSD que suporta cartões até 2 TB.

LG V10 hands on