O vinil continua a reconquistar o seu espaço. Um desafio à criatividade de alguns designers de produto que surgem com soluções originais. É o caso Pro-ject VTE.

Concebido pela empresa austríaca Pro-Ject Audio Systems, líder mundial na produção de gira-discos – todos eles fabricados na Europa –, o novo VTE resolve não apenas os problemas de espaço para quem não tenha onde colocar um gira-discos, mas foi também criado a pensar em todos os que pretendem um equipamento diferente e original.

Tudo no Pro-Ject VTE foi pensado para um posicionamento vertical. O braço e a cabeça do gira-discos estão pré-afinados para exercerem a pressão necessária e contrariem a força da gravidade, enquanto o “clamp” central se destina a manter o disco no lugar ao mesmo tempo que o mantém na posição perfeita para a melhor leitura possível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao ser retirado da embalagem, o gira-discos está pronto a usar. É apenas preciso decidir como o vai usar. Pode colocá-lo sobre uma superfície horizontal ou se, pelo contrário, prefere colocá-lo na parede – talvez ao lado do seu ecrã plano. Em qualquer dos casos, o VTE inclui já todos os acessórios. Traz um terceiro pé para colocação numa mesa ou prateleira bem como os suportes necessários para que fique firmemente montado na parede.

Disponível em três cores “mate” – preto, vermelho e branco – tem um preço de 349 euros. Este gira-discos, Distribuído em Portugal pela Supportview, conta ainda com uma versão especial “L”, disponível apenas por encomenda, tem o braço do lado esquerdo e é destinada a canhotos.