Mais do que ver vídeos, a ideia é vivê-los. Desde ontem o YouTube passou a disponibilizar transmissões em direto em 360º e o áudio espacial tornando toda a experiência de vídeo ainda mais imersiva. Perfeito para quem quer acompanhar o festival Coachella em tempo real!

Isto já era possível mas não em tempo real. O áudio espacial permite escutar o som de todas as direções e ter uma experiência mais autêntica e real. Como ponto de partida, será retransmitido em 360º o festival Coachella, a decorrer até ao dia 24 de Abril, proporcionando atuações de artistas conhecidos e de alguns dos melhores momentos deste evento de música mundialmente conhecido.

O mais interessante desta tecnologia de 360º é o permitir desfrutar de experiências de qualquer tipo em qualquer parte do mundo. Um estudante pode assistir a um evento académico que esteja a ter lugar no outro lado do mundo, os amantes de viagens poderão deslocar-se a locais mais distantes que ainda não conhecem ou podemos, por exemplo, mergulhar no mar profundo, e tudo sem as limitações físicas do mundo real. Os jovens que hoje em dia sonham um dia assistir a um jogo ou a um concerto poderão passar a ter acesso a estas experiências em primeira mão, mesmo quando estão longe dos locais onde decorrem estes eventos. O que eram antes experiências limitadas, agora passam a estar disponíveis a todos os indivíduos em qualquer lugar e em qualquer momento.

A partir de agora também, o YouTube disponibiliza áudio espacial para vídeos on-demand (non live streams). Esta novidade permite escutar o som de todas as direções e desfrutar de uma experiência mais autêntica e real. Para comprová-lo, reproduza o vídeo abaixo (são na realidade 6 pequenos vídeos) num dispositivo Android.