Auriculares com cancelamento de som? Sim, existem e são possíveis! Estive a experimentar o h.ear in Noise Control (NC) MDR-EX750NA, da Sony. Será que consegui deixar o mundo lá fora e envolver-me profundamente na minha música?

Costumo preferir auscultadores ‘on-ear’ (sobre as orelhas) ou ‘over-ear’ (que envolvem completamente as orelhas). Sinto-os mais confortáveis e isolam mais os ruídos do exterior. Dito isso, fica claro que os auriculares já começam em desvantagem quando chegam pela primeira vez às minhas mãos. Mas com a mente e os ouvidos tão abertos quanto os meus olhos, dou início ao ensaio e foi isto que comprovei:

Este slideshow necessita de JavaScript.

PARA COMEÇAR

A gama é colorida como já tive a oportunidade de referir em artigos anteriores. Este é um bom começo para quem gosta de cor e novidade. Sem dúvida, esteticamente estes são auriculares são interessantes, desenhados para quem gosta de linhas simples e já está farto dos brancos e pretos.

Em termos de acabamento, como o seu irmão h.ear on MDR-100AAP, que tive a oportunidade de experimentar há algum tempo atrás, surpreendem e na mão são sem dúvida melhores do que as fotografias deixam perceber.

O cancelamento de ruído faz com que o seu corpo seja um pouco maior do que o dos auriculares em geral. O tamanho, no entanto, não faz com que sejam mais pesados. Encaixam-se confortavelmente nos ouvidos, não pesam e não saem facilmente.

O dispositivo possui ainda cabo sem emaranhamento com telecomando, para atender chamadas e mudar de faixas, e microfone integrados. E perto do jack de 3.5mm que serve para ligar ao leitor de música, computador, etc, está a bateria, que dura cerca de 16 horas e que pode ser carregada através da sua saída microUSB.

EM AÇÃO

O cancelamento de ruídos é eficaz. Eficaz o suficiente para o desaconselhar para caminhar na rua, andar de bicicleta no trânsito e qualquer outra atividade que requeira uma certa atenção. Não estava à espera de um resultado assim. E tanto funciona do exterior para o ouvido como ao contrário. Ou seja, quando estamos a ouvir música a uma certa altura, com o cancelamento de ruído, não incomodamos quem está ao pé de nós.

Mas com estes auriculares da Sony é possível escolher ouvir ou não com cancelamento de ruídos. No comando à distância, situado a meio do cabo, está também um interruptor que permite ligar ou desligar o cancelamento de ruído. De uma forma ou de outra, terá acesso a um som de qualidade superior, de alta resolução.

Com o cancelamento de ruído, o som ganha vida mas uma pequena dose extra de estridência. Não sei se por falta de hábito da minha parte, ou não, mas senti que usar o cancelamento de ruído por muito tempo seguido era um bocado cansativo. Talvez o melhor seja utilizá-lo quando realmente seja necessário.

ear_innc_KeyVisual_all-1170x660

UMA BREVÍSSIMA EXPLICAÇÃO TÉCNICA

Só para que saiba como funciona, o cancelamento do ruído é feito através de dois microfones incorporados nos auscultadores, um no exterior e outro no interior da estrutura, juntamente com o cancelamento de ruído digital, eliminam os sons indesejados. A função de cancelamento de ruído de inteligência artificial automático analisa constantemente os componentes do som ambiente e seleciona automaticamente o modo de cancelamento de ruído mais eficaz.

PARA TERMINAR

O h.ear in Noise Control (NC) MDR-EX750NA, da Sony, resolve muitos dos problemas de quem sonha com momentos de verdadeira imersão quando escuta às suas playlists preferidas. O preço pode ser mais elevado do que o esperado (199 euros), mas certamente terá qualidade em troca.