Mais um passo para aproximar a impressão 3D dos comuns dos mortais. O gigante americano do mundo dos brinquedos, a Mattel, anunciou a sua impressora 3D familiar fácil de usar e a um preço muito acessível. Para usar a criatividade a fazer brinquedos em família.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chama-se ThingMaker (fazedora de coisas) e é a novíssima geração do ThingMaker criado pela Mattel por volta de 1960. Na altura, eram moldes para encher com plástico líquido e criar brinquedos variados. A versão do século XXI nada mais é do que uma impressora de fácil utilização e que funciona associada a uma aplicação, a ThingMaker Design, onde há uma mão cheia de opções e partes para que cada um escolha e crie os seus próprios modelos. É possível personalizar formas, cores e texturas. E antes de imprimir é possível verificar ao pormenor como a criação ficará. Depois, é imprimir as partes e montá-las. A comunicação entre a ThingMaker e a app é feita sem fios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pensada na utilização em família, o equipamento conta com todo o cuidado a nível de segurança. Quando a impressão começa, a porta da impressora fecha-se automaticamente para evitar acidentes. E a cabeça de impressão, que aquece durante o processo, retrai-se automaticamente quando a impressora é aberta, de forma a que nem a mais pequena mão consiga tocá-la.

A impressora familiar da Mattel estará disponível a partir de Outubro, mas já é possível fazer pré-encomenda aqui. O preço será de 299,99 dólares, ou seja, cerca de 266 euros.