A segurança e monitorização das nossas casas em modo DIY (do it yourself) é cada vez mais uma realidade. É crescente o número de câmaras, sensores, fechaduras, tomadas e demais equipamentos, todos conectados e possíveis de controlar à distância. Não há desculpas para não proteger a nossa família e os nossos bens. Para sair de casa descansado(a), sem se preocupar com o que deixa para trás. Aqui está uma seleção de produtos que podem ser úteis:

 

1.

LG ROLLING BOT

Rolling-bot_03low

A forma do LG Rolling Bot já deixa perceber como funciona. Rola como uma bola a deslocar-se por onde quiser (mas os degraus são de evitar!). No seu percurso utiliza a sua câmara de 8MP para captar imagens e vídeos. O LG Rolling Bot pode ser usado como sistema de monitorização em casa, como companhia para o animal de estimação ou como um comando remoto para os eletrométricos compatíveis. Com uma câmara IP conectada via Wi-Fi, os utilizadores podem remotamente monitorizar o interior das suas casas a utilizar o novíssimo smartphone da marca, o LG G5, via live streaming, ou a usar outros smartphones com sistema operativo Android ou iOS.

 

2.

NEST PROTECT

protect-white-LOW

Este dispositivo faz parte da gama Nest de produtos conectados para casa. Funciona como detetor de fumo e CO2, e fá-lo de uma forma sofisticada. É um dos únicos, se não o único, que pode ser silenciado à distância através do smartphone sem que seja preciso equipamentos extra associados. Da mesma forma, está capacitado para transmitir informação e alertas através do telemóvel para que saiba o que é que se está a passar.

E se tem mais do que um em casa, eles comunicarão entre eles e proporcionarão uma ação mais eficaz. Ou seja, se há fumo numa divisão da casa, o outro dará também o alerta. Os detetores de fumo e CO2 devem ser testados periodicamente, e o Nest Protect encarrega-se de fazer a sua auto verificação de forma a certificar-se de que está a funcionar em pleno, para que não haja falhas inesperadas.

 

 

3.

KIT SMART HOME SECURITY D-LINK

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este é um pacote que inclui um sensor de movimento para portas/janelas, um alarme de som (sirene), uma câmara HD e um hub, que gere a utilização e sincronização dos dispositivos. São equipamentos que comunicam entre eles e com a aplicação para telemóvel.

O utilizador define exatamente o que pretende para cada dispositivo de forma a estabelecer um esquema de segurança de acordo com as suas necessidades. Pode estabelecer várias funcionalidades entres os dispositivos. Pode, por exemplo, determinar que no caso de o sensor de movimento ser acionado, a câmara ser automaticamente ligada, assim como o alarme de áudio. O Kit Smart Home Security, da D-Link, é de instalação fácil e a aplicação está disponível para Android e iOS.

 

4.

CÂMARA HD DAY/NIGHT CLOUD NC250 TP LINK

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta câmara de resolução 720p HD permite acesso em direto a todas as imagens captadas via web, através de um PC, tablet ou smartphone. A NC250, da TP-Link, regista imagens nítidas e detalhadas e conta com LEDs IR para visão noturna e vigilância completa 24 horas por dia. Suporta ainda o de múltiplos utilizadores para uma visualização em simultâneo. É extremamente simples de utilizar e muito fácil de configurar.

 

5.

FECHADURA DANALOCK

Este slideshow necessita de JavaScript.

Adeus às chaves perdidas, esquecidas ou escondidas debaixo do tapete porta de casa. Com esta fechadura o acesso é feito através do smartphone. Pode dar acesso permanente a toda a família ou atribuir acesso limitado e temporário a quem quiser, empregadas da limpeza ou visitas, por exemplo. Este acesso pode ser concedido através de email ou SMS. E, se quiser, pode receber uma notificação cada vez que a fechadura é utilizada, com a indicação de quem a utilizou. A Danalock é de fácil configuração e utilização. Em Portugal pode ser adquirida aqui.

 

6.

TOMADA INTELIGENTE MYDLINK HOME (DSP-W215)

D-Link-Smart-PlugOK

Parece um produto demasiado simples mas pode ser um excelente complemento para a sua estratégia de segurança. Por um lado, permite controlar remotamente os eletrodomésticos e o seu consumo para evitar surpresas. Com esta tomada inteligente podem-se estabelecer horários para ligar e desligar candeeiros ou eletrodomésticos e, o mais importante, desligar sempre que se esquecer de algum ligado após ter saído de casa. Por outro lado, se estiver de férias, poderá sempre acender uma lâmpada em horários predeterminados, como efeito dissuasor para evitar assaltos. E se utilizar um sensor de movimentos, poderá estabelecer uma regra em que se o detetor assinalar algum movimento, a tomada liga automaticamente um candeeiro.

 

7.

MUZZLEY

Esta é uma plataforma extremamente versátil desenhada para ajudar a centralizar os comandos de todos os dispositivos conectados que tem em casa, dos sistemas de áudio, às câmaras e sensores de segurança. Ajuda a estabelecer regras entre eles de forma a otimizar tudo o que tem em casa e fazer uma utilização otimizada de tudo o que a Internet das Coisa pode proporcionar.

A ideia é que a Muzzley torne tudo mais simples e faça com que perca menos tempo por não ter de ficar a passar de uma aplicação para outra para gerir os seus equipamentos. Melhor do que isso, este é um produto 100% português, com sede em Lisboa mas com escritórios também em Silicon Valley. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.