É um tablet. Mas bem podia ser um computador portátil. É melhor do que o seu antecessor, assim como o é a sua caneta. Este é o Surface Pro 4, da Microsoft, que estive a experimentar e agora conto como foi.

PARA COMEÇO DE CONVERSA

Confesso que não sou grande adepta de tablets. Tudo o que preciso no meu dia-a-dia está no meu smartphone, que cabe na minha carteira. Mas também não vivo sem o meu portátil. Assim, obviamente, o novo Surface da Microsoft, o Pro 4, atraiu logo a minha atenção com a sua alma de laptop. Mas será que está à altura?

Ele está mais leve (766 g) e mais fino (8,5 mm). E mesmo tendo diminuído a espessura, continua a manter uma entrada USB, que para quem trabalha pode dar jeito. O ecrã está ligeiramente maior (tem 12.3”), sem que esta versão seja significativamente maior do que a anterior. Está também com mais definição e com boa visibilidade mesmo nos ângulos mais difíceis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O QUE FAZ A DIFERENÇA

O Surface Pro 4 está disponível em três versões: com processador Intel Skylake Core M3, com i5 ou i7 de 6.ª Geração. Eu experimentei um com um Core i5 com 128 GB de armazenamento interno e 4GB de memória RAM. É rápido, eficiente e capaz de suportar com competência até alguns jogos com gráficos complexos.

Mas o que realmente chamou a atenção deste dispositivo foram os seus acessórios – a capa/ teclado e a caneta. Não é possível falar do Surface Pro 4 sem fazer referência à sua capa/teclado. É verdade que é vendida em separado, mas para usufruir de tudo de bom que este equipamento tem para oferecer, a capa/teclado é fundamental. Como um super-herói, ao ‘vesti-la’ este tablet transforma-se num super computador capaz de operar o Office maravilhosamente bem e todas a ferramentas que necessitamos sobretudo para trabalhar.

Encaixá-lo e desencaixá-lo da capa é fácil e intuitivo (como sempre foi). As teclas foram melhoradas, estão com mais espaço e mais confortáveis, estando mais próximas do que são as teclas de um portátil. O touchpad também cresceu.

PARA TRABALHO E DIVERSÃO

A caneta, por sua vez, vem juntamente com o Surface e é excelente. Está com uma sensibilidade maior, conta agora com uma borracha no topo que funciona como as borrachas dos lápis, ou seja, basta passá-la sobre o que escreveu ou desenhou para apagar. E, fora isso, a caneta é um extra que agrada do trabalho até à hora do lazer. Com ela é possível fazer destaques e anotações em documentos compatíveis como PDFs e Word, assim como é possível transformar a escrita à mão em escrita digital. E quando o que se quer é dar asas à imaginação, transforma-se numa excelente ferramenta para desenhar e pintar. Esta nova caneta tem disponível, para comprar à parte, diferentes pontas para diferentes utilizações.

Talvez o único contra desta caneta é que, apesar de podermos indicar se somos destros ou canhotos, para os canhotos nem tudo corre a 100 por cento. Acredito que seja porque, ao contrário dos destros, nem todos os canhotos apoiam a mão da mesma forma. Sou canhota e enquanto desenhava, às vezes (não muitas é verdade) acionava programas e mexia em janelas sem querer. Acredito que com algum treino controlaria a situação.

 

PARA TERMINAR

O Surface Pro 4 tem quase tudo para substituir um portátil com muita categoria e qualidade, seja a nível da mobilidade como em relação às suas elevadas qualidades técnicas. Para quem invariavelmente utiliza o portátil sobre uma mesa ou outra superfície lisa e estável, pode ser uma excelente escolha. Para aqueles que gostam mesmo de usar o laptop ao colo, tudo fica um pouco mais complicado. Outro ponto mais sensível é o seu preço que começa em 1029 euros para os equipamentos com processador Intel Core M3 com 128 GB de armazenamento interno e 4 GB de memória RAM e vai até aos 2499 euros no equipamentos com processador Intel Core i7 com 512 GB de armazenamento interno e 16 GB de memória RAM.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Sistema operacional – Windows 10 Pro

Processador – Intel Skylake Core M3, i5 ou i7 de 6.ª Geração

Placa de vídeo – Intel HD graphics 515 (com o processador M3), Intel HD graphics 520 (com o i5) ou Intel® Iris graphics (com o i7)

Memória RAM – 4 GB, 8 GB ou 16 GB

Conectividade – WiFi compatível com IEEE 802.11a/b/g/n e Bluetooth 4.0

Ecrã – 12.3” PixelTouch display (2736 x 1824 pixels e 267 ppi)

Armazenamento interno – SSD de 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB

Câmaras – Frontal de 5 MP (HD) e posterior de 8 MP (HD grava em 1080p)

Sensores – Sensor de luz ambiente, acelerómetro e giroscópio

Bateria – até 9 horas de reprodução de vídeo

Peso – 766 g (M3) ou 786 g (i5 e i7)

Dimensões – 292,1 x 201,4 x 8,45 mm