A fotografia engana. Este não é um dispositivo que cabe na palma da mão para tocar música sem grande qualidade. A SRS-X88 é irmã crescida das colunas sem fios da Sony. Experimentei-a e agora vou contar o que ouvi.

Quando soube que poderia experimentar este equipamento, pouco conhecia sobre as suas características. Fiei-me no que via na fotografia, e já estava preparada para mais uma experiência com uma pequena coluna sem fios semelhante a outra coluna Sony que experimentei há alguns meses. Surpreendeu-me ver um bloco retangular com 35,9 x 11,1 x 10,3 cm (pouco menos do que 2 palmos de comprimento), acompanhado de um comando à distância com formato similar mas em ponto pequeno.

À PRIMEIRA VISTA

Na forma de um paralelepípedo preto, compacto, a SRS-X88, da Sony, tem vidro na parte superior e placas de aço escovado nas laterais. Ainda que seja maior do que as colunas mini, tem um bom tamanho e um design elegante. Se optar por um visual mais rude ou mais masculino (sorry, guys), com um som ainda mais vivo, a rede que cobre o sistema pode ser retirada com muita facilidade, com um simples jeitinho num dos cantos do equipamento (veja o vídeo). Esta é uma excelente coluna para quem tem pouco espaço e gosta de produtos discretos e elegantes.

 

SINCRONIZAR EQUIPAMENTOS

A coluna pode ser ligada através de NFC, Bluetooth, Wi-Fi ou cabo. Fazer o download da aplicação SongPal é fundamental, ela ajuda a centralizar a experiência permitindo controlar tudo através do smartphone. Emparelhar a coluna com o smartphone é tarefa fácil e simples, assim como utilizar a ligação via cabo. A configuração da Wi-Fi, assim como conseguir pôr as músicas que tem no computador a tocar no dispositivo requer mais dedicação. Realmente este é um ponto em que a maior parte destas colunas falha, seja de que marca for. Não é falha na ligação, e sim ao explicar facil e claramente como estabelecer a ligação e conseguir efetivamente que a coluna toque as músicas que estão no computador via Wi-Fi. Mas com um pouco de paciência e dedicação, chega-se lá e vale a pena.

Convém dizer que é compatível com Google Cast, Spotify Connect, AirPlay, Deezer, Google Play Music e que permite criar um sistema de som associando mais colunas da marca à aplicação de forma a poder ouvir a sua música em toda a casa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EM AÇÃO

A SRS-X88, da Sony tem uma qualidade de som superior. E o seu tamanho compacto esconde uma grande potência. Para isso conta com 2 Super Tweeters, 2 diafragmas de gama média, um subwoofer e 2 radiadores passivos que produzem um som detalhado e envolvente. Reproduz os diversos tons com clareza e limpidez e oferece áudio em alta resolução.

O comando à distância ajuda a gerir a reprodução, dispensando-nos de ter de recorrer ao smartphone para operações simples como mudar de faixa, aumentar ou baixar o volume, ou ainda escolher se vamos reproduzir através de Bluetooth ou Wi-Fi, entre outras funcionalidades.

 

PARA TERMINAR

Com design agradável e minimalista, tamanho interessante e, acima de tudo, excelente capacidade de reprodução de áudio. Este é um dispositivo para quem aprecia música, dá valor à uma reprodução de qualidade superior e está disposto a investir 450 euros num equipamento.