Em plena temporada de neve, este wearable atrai todas as atenções. Criado para ajudar de iniciantes a profissionais, dá feedback em tempo real como um verdadeiro professor/treinador de ski.

Carv-6

Chama-se Carv e foi criado pela MotionMetrics. É uma palmilha com sensores de pressão e de movimento ligada a um emissor com ligação Bluetooth, que envia dados para uma aplicação. Isto permite que, com os auscultadores ligados ao smartphone, o seu utilizador receba instruções em tempo real.

Mas não é um trabalho superficial. O equipamento está preparado para fazer análises precisas em relação à distribuição do peso, à simetria dos esquis e ao tempo de deslocação. Para além dos sensores de peso e movimento, conta ainda com giroscópio, acelerómetro e magnetómetro.

A sua utilização proporciona feedback que permite identificar os erros que estão a ser feitos a nível da postura e dos movimentos, mas também, para os mais ousados, analisa saltos, piruetas e voltas com indicações precisas para melhorar a técnica e evitar lesões.

É possível sincronizar os dados com vídeos, o que permite uma análise cuidadosa da técnica do utilizador. A aplicação utiliza um sistema de incentivo com prémios e recompensas para quem ultrapassa os seus limites. E permite também partilhar dados com amigos e desafiá-los a competir a vários níveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Carv foi testado por campeões olímpicos e, ao ser posto para financiamento em crowdfunding na Kickstarter, alcançou sucesso imediato, ultrapassando em poucos dias o montante solicitado. A MotionMetrics garante que o Carv já estará a ser comercializado para a próxima temporada de neve.