Há alguns meses fui conhecer melhor a empresa espanhola BQ. Fui descobrir a sua filosofia e ver os seus lançamentos. Agora, tive a oportunidade de experimentar um destes produtos recentes, o smartphone Aquaris M. E foi assim:

 

PARA COMEÇO DE CONVERSA

Este é um smartphone de gama média, disponível em 4.5, 5 e 5.5 polegadas e cada uma destas opções possui três versões diferentes de acordo com a sua memória interna RAM – entre 1GB e 3GB – e a sua capacidade de armazenamento, que varia entre 8 GB e 32 GB. E o preços oscilam entre os 179,90 e os 349,90 euros. Eu experimentei a versão XL, o Aquaris M5.5, com 5.5 polegadas.

Aquaris-M5-5-BB

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O seu design está longe de ser revolucionário, mas sendo simples e discreto, o Aquaris M5.5 consegue contentar o seu público-alvo. Com um corpo em plástico e bons acabamentos, este é um smartphone que consegue um ar algo sofisticado e um toque extremamente agradável. Por não ser extremamente fino e possuir uma boa textura na parte traseira – que o mantém livre das indesejadas marcas de dedos – é confortável segurá-lo.

À primeira vista, o que mais se destaca é a qualidade do seu ecrã. Cores vivas e nítidas permitem uma visualização sem esforço, mesmo com o sol a pino. O Aquaris M5.5 conta com um ecrã Full HD e com as tecnologias Quantum Color + e Assertive Display que fazem com que cor e brilho sejam ajustados automaticamente consoante a intensidade da luz do dia ou do ambiente em que se encontra.

EM AÇÃO

A utilização deste novo smartphone da BQ foi descomplicada e sem problemas. O Aquaris M5 conta com um processador Snapdragon 615 de 64 bits, suficiente para poder utilizar funções múltiplas e mesmo jogar.

O equipamento traz a versão Android 5.0.2 Lollipop e utiliza o sistema na sua versão pura, ou melhor, com muito poucas personalizações da marca o que faz com que seja mais leve e fluido. E vem com poucas aplicações de fábrica. Traz o essencial, o que não sobrecarrega o dispositivo com apps e mais apps, muitas delas que nunca chegamos a abrir.

 

FOTOGRAFIA

O Aquaris M5.5 possui uma câmara frontal de 5 Mpx com flash LED e uma câmara traseira com 13 Mpx, flash dual, autofócus e sensor Sony IMX214. Utilizei-a para fotografar a minha visita à fábrica de cápsulas de café e gostei do resultado obtido. Pode ver aqui as duas galerias de imagens que fiz na altura. A câmara pode ainda filmar a 1080p, em modo normal, assim como em slow motion e time lapse.

PARA ENCERRAR

A bateria de 3.120 mAh revelou uma autonomia interessante de pouco mais do que um dia. O equipamento inclui conectividade 4G e tecnologia de som Dolby. É Dual SIM e possui ranhura para cartão de memória. Entre os equipamentos já produzidos pela marca está entre os melhores de sempre. Dentro da sua categoria, está também bem qualificado. É um smartphone com boa relação qualidade preço. Destinado a quem procura um dispositivo com qualquer coisa mais do que o básico, boa câmara e rapidez, mas não quer investir uma quantia elevada num produto premium.