Sistemas de som multi-room são uma tendência. A ideia é pôr música por toda a casa. A tocar o mesmo ou com uma música específica para cada ambiente. Ou ainda dar uma nova dimensão ao som dos filmes que vemos. A LG não ficou de fora deste barco e lançou o seu sistema, o Music Flow. Tive com um dos seus componentes, a coluna H5 (NP8540), para testar as suas qualidades.

FIRST THINGS FIRST

Antes de ouvirmos, vemos. E a coluna Music Flow H5, da LG é assim. Com o corpo em alumínio anodizado, o design desta coluna conta com linhas simples, uma cor discreta e um tamanho adequado. Para aquilo que eu buscaria numa coluna para a minha casa, cumpre perfeitamente a sua função. Quero com isto dizer que onde quer que seja posta desaparece, ou seja, não sobressai, não desequilibra a estética da decoração, mistura-se de tal forma que não damos pela sua presença… a não ser que esteja ligada.

np85401

O SISTEMA

O H5 é o modelo de dimensões médias que integra um sistema composto por mais dispositivos: o H3, que é o modelo menor; o H7, o maior; o HS7, que é a barra de som; e o H4, a versão portátil com bateria recarregável. Agrupar alguns elementos num sistema permite dar dimensão a um ambiente com música ou criar vários ambientes distintos. O sistema também pode ser utilizado como Home Theater com som stereo e efeito surround. Não tive a oportunidade de experimentar mais do que um dispositivo de forma a criar um sistema, mas fica aqui a impressão sobre a H5 mais como uma coluna de som com ligação sem fios.

EM AÇÃO

Pôr o Music Flow H5 para funcionar não foi complicado. A coluna não conta com um comando à distância nem com uma variedade de botões para fazer a configuração. Tudo é feito através da app, inclusive se a ideia for integrar vários dispositivos de forma a criar um sistema. Assim, para começar a sua utilização bastou baixar a app do sistema, configurar a ligação Wi-Fi e a ligação Bluetooth. E se todas as ligações falharem ainda é possível fazer a conexão à Internet através de cabo.

É tudo fácil e sem grandes problemas. No entanto, já com a coluna em funcionamento, houve alturas em que a sincronização foi interrompida. Quando a ligação era feita através de Bluetooth retomá-la não foi complicado. No entanto, já não posso dizer o mesmo em relação à ligação Wi-Fi.

A aplicação, por sua vez, é rica em opções, seja a nível da escolha musical e da determinação de favoritos para um streaming que vai ao encontro das nossas preferências, quer a nível da gestão das colunas no sistema, quando há mais de uma instalada. E quando isso acontece, talvez a funcionalidade mais interessante é a ‘follow me’, que permite que, à medida que se desloque em casa ou no espaço em que se encontra, o utilizador possa automaticamente passar a sua música para a coluna mais próxima de onde se encontra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

AMBIENTE MUSICAL

Ao ser ligada, e apesar de não ser a coluna de maior dimensão do sistema, a H5 foi capaz de ‘encher’ o ambiente. O som é potente e claro, ainda que com uma certa predominância dos graves, o que pode ser equilibrado através dos comandos na aplicação.

A nível de preço, a H5 está em sintonia com os equivalentes proporcionados pela concorrência, com um preço base de 299,90 euros, mas com ofertas promocionais do mercado pode ser encontrada a valores próximos dos 270 euros.

012