Ao lançar o seu primeiro smartwatch, o Huawei Watch, a marca chinesa apostou em força no estilo. Caprichou no design, nos materiais e nos acabamentos. E teve campanha com modelos famosos – Karlie Kloss e Sean O’Pry – e o icónico Mário Testino a fotografar. A ideia era transformá-lo num ponto de encontro entre moda e tecnologia. E é claro que não resisti a pedir para experimentá-lo. Aqui está o que vi e conclui.

PARA COMEÇAR

Não há sombra de dúvida: a Huawei sabe que as primeiras impressões são muito importantes. E tem-se especializado em criar embalagens verdadeiramente especiais para os seus produtos. Foi assim, por exemplo com o seu smartphone P8 e é assim agora com o seu smartwatch. A embalagem de um castanho-escuro quase preto é consistente, bem acabada e põe o relógio num merecido patamar premium.

Ao ser aberta não defrauda: revela um produto de linhas simples, mas igualmente elegante e sofisticado. Com uma caixa redonda em aço inoxidável forjado a frio, de rebordo fino, com a barra para fixação da pulseira do tamanho ideal e apenas um botão, este é, para mim, um dos smartwatches mais bonitos do momento. E tive a sorte de abrir duas caixas com dois modelos diferentes – o preto e o em metal prateado –, qual deles o mais bonito. É difícil dizer à primeira vista, mas é claro que tenho um preferido: o de metal.

AO PULSO

O relógio tem 42 milímetros de diâmetro e apenas uma opção de tamanho, mas acredito que é o ponto ideal para agradar ao público masculino e feminino. Tenho um pulso relativamente fino e o smartwatch encaixou-se perfeitamente. E o peso razoável fez com que fosse confortável tê-lo ao pulso.

As braceletes têm 22 milímetros. Gosto especialmente da feita em malha de aço inoxidável que experimentei (a da foto de abertura), mas a marca disponibiliza opções em ligações de aço inoxidável, ouro rosa, e elos de aço inoxidável banhado a preto, e pele castanha e preta.

 

EM FUNCIONAMENTO

O mostrador AMOLED é um dos pontos fortes deste smartwatch. Possui excelente definição mesmo nas piores condições, ou seja, em ambientes de muita luz. O ecrã é ainda revestido em cristal de safira à prova de riscos.

É também em relação ao ecrã que posso apontar um ponto menos forte: este não ajusta a sua luminosidade em relação ao ambiente que o rodeia, o que leva a um consumo desnecessário de bateria. A autonomia da bateria é de cerca de um dia e meio. E o carregador, apesar de ter um tamanho prático e ser bonito, requer alguma atenção para que esteja encaixado corretamente. Nada que com o hábito da utilização frequente não seja superado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

AUTÓNOMO NO DESPORTO

O Huawei Watch utiliza a última versão do Android Wear, sendo capaz de conectar-se a smartphones Androids mas também a dispositivos iOS (ou seja, da Apple). Inclui um sensor de monitorização de frequência cardíaca (sensor PPG), assim como sensor de movimento 6-Axis , com um giroscópio e acelerômetro, o que ajuda a rastrear atividades em qualquer lugar, a qualquer hora, e pode distinguir entre diferentes atividades físicas, incluindo caminhada, corrida, ciclismo e escalada.

Este dispositivo permite a ligação de fones de ouvido sem fio através de Bluetooth, bem como o download de música para reprodução off-line. Ou seja, não precisa levar o seu smartphone quando for praticar atividades físicas. A música pode ser iniciada através de comandos de voz,  oferecendo também aos utilizadores a possibilidade  de procurar rotas e navegar até ao seu destino final utilizando as mesmas ações de voz. O dispositivo conta também com a função “find my phone” (“encontrar o meu telefone”), que permite a localização de telefones perdidos. Huawei-Watch-TESTE

FINAL FELIZ

Foi com pena que disse adeus a este smartwatch. Para além de eficaz, ficava mesmo bem com qualquer roupa e em qualquer situação, e não pesava nem demais nem de menos. Pode ser que esteja entre os mais caros (€ 399) e que não seja um dispositivo perfeito. Mas está entre os melhores e, claro, os mais bonitos.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

  • Ecrã AMOLED de círculo completo de 1,4″, 286 PPI
  • Resolução 400 x 400 píxeis, 286 PPP
  • Processador Qualcomm Snapdragon 400 a 1,2 GHz
  • Memória 512 MB de RAM
  • Memória de armazenamento interno 4 GB
  • Sistema operativo Android Wear
  • Peso Quadro e mostrador, 48 g, e pulseira em malha: 50 g
  • Sensores Giroscópio, acelerómetro, motor de vibração, PPG (monitor de ritmo cardíaco)
  • Bateria 300 mAh
  • Ligações sem fios Wi-Fi, Bluetooth