Eu aqui me confesso: sou uma dependente do Google. Para tudo! Googlar é o meu verbo e é assim que resolvo grande parte dos problemas da minha vida. Sim, há outros que nem a Internet nem o Google resolvem, mas a piada está aí mesm. Mas adiante… Dos crashes informáticos à saudades das receitas da minha avós, é através deste motor de busca que vou à procura de respostas e ajuda. Mas para encontrar mesmo tudo e bem rápido há alguns truques preciosos. Aqui estão eles:

1.

USE AS ASPAS PARA UMA BUSCA MAIS PRECISA

Coloque palavras entre aspas “[qualquer palavra]” para pesquisar por uma frase exata e na ordem exata. Lembre-se de que as pesquisas com aspas podem excluir resultados relevantes. Por exemplo, uma pesquisa por“Alexander Bell” excluirá páginas que se referem a Alexander G. Bell.

aspas

 

2.

USE O SINAL MENOS PARA EXCLUIR TERMOS QUE NÃO QUER

Usar o sinal de menos para eliminar uma palavra: No caso de estar a fazer uma pesquisa onde aparecem muitos resultados diferentes o truque é fácil. Basta digitar o sinal menos (-) e escrever o que não interessa saber. Por exemplo, se quiser saber o que a Wikipedia diz do ex-primeiro ministro o mais provável é que os primeiro resultados sejam do seu homónimo grego. Neste caso basta eliminar da pesquisa “filósofo”.

sinal-menos

3.

PROCURE UM FORMATO DE FICHEIRO ESPECÍFICO

Pesquisar por entre formato de documento específico (Powerpoint, PDF, Excel). Se só quiser resultados de um suporte específico como Power Point ou PDF, escreve-se o que se quer pesquisar e à frente “filetype:” e formato desejado. dicas de beleza filetype:pdf

pesquisa-ficheiro

 

4.

PESQUISE NUM SÍTIO ESPECÍFICO

Antes da palavra a pesquisar escreva site: se desejar que sua resposta venha de um site ou tipo de site específico (.org, .edu). Por exemplo: site:edu (+ mais a palavras a pesquisar) ou site:nytimes.com (mais as palavras a pesquisar). Exe: site: observador maquilhagem

pesquisa-site

5.

USE O ASTERISCO SE QUISER SER MAIS ABRANGENTE

Utilize um asterisco quando procura por informação abrangente sobre um tema específico. O Google irá procurar procurar combinações possíveis relacionadas com a palavra * design. Pode ser usado também para procurar músicas.

uso-asterisco

6.

FAÇA CONTAS SEM CALCULADORA

Não é preciso abrir uma calculadora. Basta fazer as contas que pretende no local das buscas

calculadora

7.

FAÇA CONVERSÕES DIRETAMENTE

Também não precisa ir a um site de conversões para saber quantos quilómetros é uma milha ou quantos euros são 90 dólares. Pode fazer as conversões que quiser diretamente no espaço para buscas.

conversao

8.

DESCUBRA QUANDO SERÁ O PÔR DO SOL NUMA DETERMINADA CIDADE

Não precisa procurar sites para esta informação. Para conhecer a hora do pôr do sol numa cidade é só perguntar diretamente.

pordosol

9.

DESCUBRA OS FUSOS HORÁRIOS QUE PRECISA

Isso também faz-se diretemente. Sem ter de encontrar sites especializados.

fusohorario

10.

DESCUBRA JOGOS ESCONDIDOS

Há jogos escondidos na caixa de pesquisa. Basta digitar atari breakout e depois clicar na menu de pesquisa de imagens.

jogos