Este é provavelmente o smartwatch Android Wear com mais estilo do mercado, no momento. É o LG Watch Urbane e estive a experimentá-lo.

Comparar marcas de relógios que utilizam o sistema operativo Android Wear é um pouco diferente do que comparar smartphones que utilizam o sistema operativo Android. Digo isso sobretudo porque o Android Wear é ainda uma novidade, com pouco mais de um ano de existência, e ainda que muitas marcas já tenham lançado um, dois ou mesmo três versões do seu relógio inteligente, ainda vão nos primórdios, com muito chão pela frente para desenvolver características realmente únicas. Para além das especificidades técnicas que fazem com que o sistema flua com naturalidade, um dos principais campos em que se nota diferença é no design. E aí é possível dizer que a LG já conquistou com o Watch Urbane o seu lugar de destaque. Mas comecemos do princípio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

COM OS OLHOS

Sim, à primeira vista este parece um produto sólido e com um aspeto similar ao dos relógios tradicionais. Tem a caixa em aço inoxidável com acabamento prateado ou dourado e braceletes intercambiáveis. A possibilidade de trocar as braceletes por qualquer pulseira de 22 mm, da marca ou não, também é uma vantagem. A versão inicial vem com bracelete em pele. Eu experimentei um prateado com pulseira preta, mas confesso que gostaria de ter tido nas mãos a versão dourada com pulseira em metal. Adoro-a.

Com este look e acabamentos, o Watch Urbane ganha vantagem perante a concorrência. A única nota menos positiva estaria relacionada com o peso da sua caixa em aço: um pouco mais pesada do que o desejado.

Perante este cenário e juntando a versatilidade que os smartwatches Android Wear têm em poder mudar o mostrador consoante os nossos desejos e estados de espírito com um simples toque, não resta dúvidas: estamos perante uma coisa de que as mulheres gostam. Ou seja, personalizar, ‘customizar’, multiplicar a personalidade dos seus acessórios. E se for sobre uma base premium, ainda melhor. A nível do mostrador, experimentei várias opções e uma das que mais gostei foi a da BCBG (foto). Sublinhou o ar fashion que desde o princípio a LG quis imprimir a este equipamento.

Watch Urbane, o novo smartwatch da LG

FUNCIONAMENTO E CARACTERÍSTICAS

O LG Watch Urbane possui um ecrã P-OLED com resolução 320X320 que permite uma excelente leitura com luz normal ou mesmo ao sol. O ecrã tem a possibilidade de estar sempre ligado, o que evita ter de sacudir o pulso sempre que se quiser ver as horas como em modelos anteriores. Em modo pausa, os tons do ecrã mudam, mas o relógio ganhava com um sensor de luz ambiente para matizar a intensidade do seu brilho em situações específicas. É, no entanto, possível utilizar o Modo Teatro, em que o ecrã apaga-se quando está em pausa.

A bateria tem uma boa autonomia, cerca de um dia e meio, quase dois se não houver demasiada utilização de funcionalidades. E o carregador é rápido e interessante. Tem uma forma arredondada em que o relógio encaixa-se para carregar.

Como monitor de atividade, conta com uma app própria da LG que permite medir a frequência cardíaca (o relógio conta com um sensor ótico na parte de trás para este fim). É possível também usar a app de fitness do Google. Mas, na verdade, este não é propriamente um relógio para praticar desporto e atividade física.

É resistente ao pó e à água. Tem microfone que permite, entre outras coisas dar indicações ao Google e para o funcionamento de algumas aplicações. E está preparado para tirar partido das inovações trazidas pela nova versão do Android Wear, a 5.1.1, entre as quais se destaca a ligação via Wi-Fi, que reduz a dependência ao smartphone e também a necessidade de emparelhar através da ligação Bluetooth que tanta bateria gasta aos smartphones.

Este é um relógio inteligente para quem quer estar na vanguarda da tecnologia mas também se preocupa com a imagem.