Chapéus há muitos e, ao que parece, colunas portáteis sem fios também. Marcar a diferença neste terreno nem sempre é fácil, mas é possível. Acabo de testar a minicoluna portátil com Bluetooth SRS-X11, da Sony. Foi assim a música que ouvi.

COM OS OLHOS

Talvez a simplicidade seja o principal ponto forte desta coluna. Foi o seu aspeto que me atraiu a atenção pela primeira vez, há alguns meses atrás, quando foi apresentada à Imprensa. É pequena – encaixa na palma da mão –, discreta e tem a forma de um cubo de arestas arredondadas. É provavelmente a coluna portátil mais pequena que alguma vez experimentei. Cabe facilmente em qualquer carteira ou mochila, e vem de fábrica com uma alça para quem preferir ter onde segurar. A textura ligeiramente emborrachada e está disponível em várias cores. A que experimentei – rosa – fica-lhe bem e divertida. Mas há também em preto, branco, vermelho ou azul.

Música ao cubo com a coluna SRS-X11, da Sony

EM USO

Emparelhá-la com o smartphone ou outro dispositivo é muito simples, rápido e intuitivo. Se o equipamento a ser emparelhado tiver NFC (se não sabe o que é isso, eu explico aqui neste link) é ainda mais fácil: basta encostá-lo (com o NFC e o Bluetooth ativos) e já está. A busca manual também resulta fácil e se o dispositivo disponível não tiver Bluetooth, a coluna tem uma entrada analógica.

Feita a ligação, resta o que mais interessa: o som. Tecnicamente falando, esta coluna com potência de 10W possui um radiador passivo duplo que produz graves profundos e ressonantes. Na prática, digo que oferece uma reprodução potente e clara. Apresenta uma ligeira distorção quando se exagera no volume, mas para quê exagerar, não é? Portanto, não é nada que retire pontos à sua excelência. 2SRS-X11_B_Black_cw_strap

E MAIS

É possível jogar com o espaço e o som ao utilizar duas SRS-X11 conectadas ao mesmo equipamento. Isso permite encher o ambiente com música e podemos fazê-lo de duas formas distintas: em modo estéreo – em que uma coluna assume o papel de canal direito e outra como o esquerdo –, ou em modo duplo, ou seja, as duas colunas reproduzem um som idêntico mas, postas em pontos distintos fazem a música chegar a todos os cantos.

Esta minicoluna conta ainda com um microfone incorporado para chamadas em altavoz, e a sua bateria tem uma autonomia de 12 horas.