Alguns já aconteceram, mas ainda há muitos e bons festivais programados até ao final do Verão. Assim, para mais tarde recordar, aqui estão sugestões preciosas de quem entende do assunto. Quer isto dizer que contei com uma mãozinha da Canon e do reconhecido fotógrafo de música e festivais, Paul Underhill, para vos mostrar a melhor forma de capturar toda a cor, o movimento e a emoção destes eventos. Ah, e não esqueça: partilhe as suas preferidas com a hashtag #comeandsee.

 

LUMINOSIDADE DO DIA PARA A NOITE

Comentário do fotógrafo:

“No recinto de um festival, vai lidar com todo o tipo de ambientes, desde a luz do meio dia a céus nublados e sombras escuras. Durante o dia os festivaleiros, por norma, envolvem-se em mais atividades, por isso mantenha os olhos atentos aos aspetos únicos do dia a dia do festival, escolhendo ângulos diferentes para criar composições interessantes. Por outro lado, as multidões que se juntam à noite podem ser muito intensas, por isso tente encontrar um bom ponto de vista no meio da plateia para conseguir uma fotografia ampla e abrangente.”

Dica:

Durante o dia utilize definições de flash automáticas para clarear a sua imagem e prevenir sombras indesejáveis. Fotografar imagens de grande impacto à noite pode ser um desafio. A forma de dar a volta a este desafio é selecionar o modo automático na sua câmara para que ela faça o trabalho difícil por si; incluindo definir a velocidade de obturação correta e as definições de ISO perfeitas, deixando-a pronta para tirar fotos incríveis em condições de pouca luminosidade.

Fotografar Festivais de Verão | Canon e Paul Underhill

 

MULTIDÃO E CORES

Comentário do Fotógrafo:

“Estar no meio da multidão permite-lhe capturar o verdadeiro ambiente festivaleiro. E está precisamente no sítio certo caso sejam disparados canhões de confettis coloridos do palco. Esteja preparado e antecipe quando poderão ser lançados com base na música que está a tocar! Tente também fotografar desde o nível da cintura e pode conseguir enquadrar a sua fotografia enquanto alterna os ângulos.  Lembre-se também de utilizar todas as capacidades de zoom da sua câmara.”

Dica:

Para melhores perspetivas e fotografias cheias de cor e atmosfera, é essencial utilizar uma ultra grande angular, que irá permitir tirar fotos de toda a imensidão da multidão sem perder um detalhe. Para imagens realmente interessantes experimente ligar o modo criativo e acrescentar filtros, como o retro para obter fotografias realmente interessantes.

Fotografar Festivais de Verão | Canon e Paul Underhill

 

EXPLORE AS EMOÇÕES PARA CONTAR UMA HISTÓRIA

Comentário do fotógrafo: 

“Tal como fotografar atuações ao vivo, os festivais oferecem excelentes oportunidades para gravar mini clips. Há uma coisa fantástica quando fotografamos as pessoas nos momentos em que estão mais relaxadas – expressões e verdadeiras emoções vêm ao de cima.”

Dica:

Para poder explorar o momento à medida que este acontece, pré-selecione a função de estabilização de imagem da câmara para assegurar que consegue continuar a dançar e a movimentar-se sem arruinar o vídeo. Para acrescentar criatividade, experimente utilizar a velocidade playback nos vídeos filmados. Em imagens paradas, o zoom é essencial uma vez que vai permitir fotografar o detalhe e chegar mais próximo da sua performance ou artista preferido.

Fotografar Festivais de Verão | Canon e Paul Underhill

 

AS LUZES DOS FESTIVAIS

Comentário do fotógrafo: 

“Para criar fotografias espetaculares tente incluir cor e luz nas imagens, de forma a dar vida à intensidade daquele momento. Vá para uma zona do festival onde consiga capturar as cores e luzes que contrastam com a escuridão do céu noturno. Os festivais de verão oferecem oportunidades únicas para assistir a espetáculos de luzes e lasers que resultam em fotos espetaculares.”

Dica:

Utilizar uma velocidade de obturador rápida vai ajudar a congelar a luz e a fixá-la nos padrões animados que criam. Mas não se esqueça de fotografar os efeitos dos espetáculos de luz, ao mesmo tempo que iluminam a multidão.

Fotografar Festivais de Verão | Canon e Paul Underhill

 

ATENÇÃO AOS DETALHES

Comentário do fotógrafo:

“Mantenha-se sempre atento a perspetivas e pontos de vista diferentes. Fotografar de um ponto mais baixo acrescenta um ângulo dramático e há sempre mais oportunidades de conseguir apanhar as pequenas pérolas escondidas dos festivais nas suas fotografias.”

Dica:

Tente capturar a inspiração e criatividade dada aos cenários e recintos dos festivais. Ao colocar a sua câmara em modo macro, pode aperfeiçoar as suas imagens, com detalhes de cores e luzes incríveis.

Fotografar Festivais de Verão | Canon e Paul Underhill

 

Depois destas dicas vai, de certeza, fazer as melhores fotos que alguma vez já fez. E se tiver em mãos uma câmara como a PowerShot SX710 HS pode partilhar as suas criações diretamente para as redes sociais ou até mesmo para o seu smartphone. Escolha bem a sua companhia para os próximos festivais.