Tenho uma dificuldade enorme em lembrar-me de beber água. Ou, se calhar, é preguiça mesmo. Seja como for, uma coisa é certa: não sou a única. Mas este novo produto, que fez um sucesso gigantesco no KickStarter, veio mudar este cenário.

HidrateMe, uma garrafa d'água inteligente

Falo da garrafa inteligente HidrateMe, da Hidrate, que funciona associada a uma aplicação (disponível para iOS e Android) e tem como missão melhorar os hábitos de hidratação do seu utilizador. Ou seja, lembra-o de tomar mais um golinho aqui e ali, ao longo do dia. E como o faz? Através de LEDs que fazem com que a garrafa se ilumine quando é altura de beber mais um pouco de água.

HidrateMe, uma garrafa d'água inteligenteA aplicação associada recomenda um objetivo a perseguir relativamente à ingestão diária de água tendo em consideração a idade, o peso, a altura e o sexo do seu utilizador. A app também comunica (sincroniza) com os wearables e apps de saúde e fitness preferidos do seu utilizador de forma a recolher mais informação que permita dar uma recomendação de ingestão de água mais precisa e também, por outro lado, para lhes fornecer dados de hidratação. A aplicação leva ainda em consideração o local onde o seu utilizador se encontra. Com isto quero dizer que as suas recomendações têm também em atenção a temperatura local, os níveis de humidade e a altitude.

Feita de plástico livre de BPA (bisfenol-A), e disponível em 8 cores, a garrafa regista automaticamente a quantidade de água ingerida pelo seu utilizador e comunica com o smartphone ou tablet através de uma ligação Bluetooth. Tem uma capacidade de 0,7l, pode ser lavada na máquina da louça e possui uma bateria com autonomia para um ano de utilização.

HidrateMe, uma garrafa d'água inteligente HidrateMe, uma garrafa d'água inteligente

A startup Hidrate deu início no dia 1 de Junho a uma campanha no site de crowdfunding KickStarter para financiar o lançamento comercial desta garrafa inteligente. Tinha como objetivo alcançar um apoio na ordem dos 30 mil euros, mas em poucas horas arrecadou cerca de 180 mil! A campanha encerrou no último dia 13 de Julho e os jovens da Hidrate conseguiram obter cerca de 570 mil euros. Até ao fim deste ano o produto começa a ser distribuído.