Já imagino alguns narizes a torcerem-se e os seus donos a resmungarem para os seus botões: Como é que alguém não conhece a Netflix?! Sim, nerds, geeks e viciados em filmes e séries, há quem não faça ideia do que é, há quem já tenha ouvido falar mas não sabe bem como funciona e há quem queira confirmar se este novo serviço que chega a Portugal em Outubro é mesmo o que imaginam. E aqui estou eu para esclarecer:

A Netflix é um serviço de televisão por Internet, que oferece acesso ilimitado a horas e horas de conteúdos, ou melhor dizendo, a uma ampla seleção de filmes, séries, documentários, monólogos e programas infantis. O leque é vastíssimo e é apresentado aos utilizadores um pouco como acontece com o Facebook e outros serviços da Internet com base em algoritmos. O quê?! Eu explico. A ideia não é que o utilizador cada vez que queira ver um programa vá à procura do mesmo numa interminável lista ou mediante pesquisa. Isso também é possível, mas a ideia da Netflix é ir apresentando ao utilizador sugestões personalizadas que combinam com aquilo que habitualmente vê.

Netflix. Televisão por Internet

As vantagens

A Netflix acena com uma mão-cheia de vantagens que realmente parecem irresistíveis. E acho que a primeira delas é a de não ficarmos presos por qualquer tipo de compromisso de permanência. A subscrição pode ser facilmente feita através da Internet e o seu cancelamento é igualmente fácil, sem ônus ou dores de cabeça.

A programação é totalmente livre de publicidade. O interface é simples e intuitivo, e permite que os utilizadores assistam a um programa, parem e voltem a ver os seus conteúdos favoritos, quando e onde quiserem, assumindo o controlo da sua programação.

Sendo um serviço prestado a partir da Internet, basta ter um dispositivo de acesso à Internet para utilizá-lo. E com isso quero dizer: televisores inteligentes, descodificadores, tablets, computadores, smartphones, consolas de jogos (PlayStation, Wii e WiiU, Xbox), Apple TV, leitores Blu-Ray e Chromecast.

Toda a programação está disponível em qualquer momento, de modo a que o consumidor possa desfrutar do conteúdo que deseja, quando e onde quiser.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O serviço

Este é um serviço de subscrição de vídeo-on-demand e utiliza o streaming para permitir que os seus utilizadores possam assistir aos programas. O que isso quer dizer? Simples: não é preciso descarregar, gravar ou fazer zapping na televisão. E é possível ver cada programa quantas vezes quiser nas mais variadas alturas. E não há esperas. Ou melhor, quanto mais qualidade tiver a conexão à Internet mais rápido tudo acontecerá. Claro que se a sua ligação tiver problemas, o serviço será prejudicado. Não é preciso uma ligação ultrarrápida, o que é importante é que seja fiável, sem sobressaltos ou altos e baixos.

Em Portugal serão disponibilizados três modelos de assinatura. E todo o conteúdo estará sempre disponível, seja qual for o tipo de assinatura, ao contrário do que acontece com os provedores de serviço a cabo em que quanto mais se paga mais conteúdos é possível ver. O que muda entre um tipo de assinatura e outro é a quantidade de dispositivos que podem acessar a estes conteúdos ao mesmo tempo. O mais básico permite que apenas um equipamento tenha acesso de cada vez, enquanto o superior permite streaming em alta resolução para quatro ecrãs em simultâneo.

 

Os programas

O catálogo contém programas originais exclusivos, produzidos pela Netflix, além de outros conteúdos licenciados e produzidos por outros estúdios. Em cada nova temporada de séries todos os episódios estreiam online em simultâneo, permitindo aos telespectadores decidir como e quando querem vê-los. Quero com isto dizer que pode escolher passar um fim-de-semana inteiro a devorar todos os capítulos da sua série favorita, mesmo que tenha sido acabada de lançar, ou pode saboreá-la a pouco e pouco, por exemplo.

Estas são algumas das séries originais da Netflix disponíveis: Sense8, Demolidor, Bloodline, Marco Polo, Unbreakable Kimmy Schmidt, Grace and Frankie e Chef’s Table.

É possível escolher entre assistir aos programas na sua versão original com legendas ou dobrados em português.

Ao subscrever o serviço a Netflix, seja qual for o modelo de assinatura escolhido, o cliente pode criar até 5 perfis diferentes, de modo a permitir que todos os membros da família possam encontrar rapidamente os seus programas favoritos com a ajuda dos sofisticados algoritmos já referidos, que fazem recomendações personalizadas em função do uso e de acordo com as preferências pessoais de cada utilizador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Números e um pouco de história

Presente em mais de 50 países, a Netflix tem mais de 62 milhões de assinantes em todo o mundo. E só nos primeiros três meses de 2015 foram vistos mais de 10 mil milhões de horas de conteúdos!

A Netflix nasceu no século passado, mais precisamente em 1997, a oferecer um serviço de aluguer de DVDs online. Pouco tempo depois passava a oferecer filmes ilimitados em DVD com uma assinatura mensal acessível. E em 2007 apresenta o streaming aos seus assinantes, que passam a ver de forma instantânea as séries e os filmes nos seus computadores.

Em 2010 entra na área da produção de conteúdos e três anos mais tarde recebe 31 nomeações pelas séries House of Cards, Orange is the New Black e pelo documentário The Square, e a partir daí não para de amealhar prémios.