Está bom tempo e apetece pedalar. Mas mais do que isso, a bicicleta é cada vez mais um meio de transporte de eleição para quem vive nas cidades. Para quem pedala por desporto, por divertimento ou para deslocar-se na cidade aqui estão acessórios para melhorar a segurança e também o desempenho.

PEDALAR SEM ESFORÇO

The Copenhagen Wheel, da Superpedestrian

Gadgets para pedalar melhor. The Copenhagen Wheel, foto de Michael D Spencer

É como se fosse uma roda mágica, que transforma de formas fácil e rápida uma bicicleta normalíssima numa bicicleta elétrica/híbrida. A Copenhagen Wheel contém um motor, baterias, vários sensores, conectividade sem fios e um sistema de controle incorporado. Esta roda assimila a forma como o ciclista pedala e adapta-se ao seu movimento multiplicando o poder da pedalada de 3 a 10 vezes. Desta forma, as subidas tornam-se mais suaves e as distâncias parece que encolhem. Basta substituir a roda de trás pela Copenhagen Wheel, baixar a aplicação e conectá-la.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

PARA FAZER UM UPGRADE

COBI

Gadgets para pedalar melhor. COBI

Transforme a sua bicicleta numa bicicleta inteligente e mais segura com este 5 em 1, ou mais! É um farol (luz de travão e pisca), um sistema de navegação, um suporte para smartphone com carregador, uma campainha e um computador de bordo. Para além disso, tem inúmeras funções associadas como alarme anti-roubo, leitor de música, monitor de atividade e sistema de orientação, entre muitas outras. Sem falar de todas as informações que o computador de bordo fornece como velocidade, tempo, distância, grau de elevação, e mais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

O PEDAL INTELIGENTE

Connected Cycle

Connected Cycle, o pedal inteligente para a sua bicicleta

Esta é outra forma de transformar uma bicicleta normal numa bicicleta inteligente. Este pedal faz com que seja possível medir distânciasvelocidades, registar os caminhos percorridos e até funcionar como um monitor de atividade. E mais, conta com um sistema anti-roubo que envia uma notificação ao proprietário cada vez que, quando estacionada, a bicicleta é tocada ou movida. E como todos os pontos por onde passa ficam registados na aplicação que funciona em associação ao equipamento, descobrir para onde foi levada é fácil. Roubar o pedal também é praticamente  impossível, pois só pode ser removido com a chave especial codificada do proprietário.

 

 

UM CAPACETE AINDA MAIS SEGURO

Lumos

Gadgets para pedalar melhor. Lumo

Para além de proteger a cabeça, este capacete faz mais pela segurança do seu utilizador. Possui luzes que tornam o seu utilizador mais visível, assim como luzes de travão e pisca para sinalizar a direção em que a bicicleta vai. É resistente à água e possui uma bateria recarregável. Funciona associado a dois botões de comando localizados no punho da bicicleta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

CADEADO INTELIGENTE

Philock

Gadgets para pedalar melhor. Philock

Este é um dispositivo que funciona como cadeado mas também alarme. Ou seja, a base fica presa à bicicleta e tem duas entradas para o cabo, de forma a que a bicicleta fique presa onde for preciso. Esta base comunica-se com o seu smartphone ou com qualquer outro equipamento com ligação Bluetooth que o proprietário tenha emparelhado. Se alguém tenta abrir o cadeado ou forçar a corrente o alarme soa. Como apoio adicional, para o caso de faltar bateria, por exemplo, o Philock vem com um porta-chaves especial com BLE (ligação Bluetooth Low Energy). Este equipamento está em fase de protótipo, prestes a ser comercializado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Crédito da imagem de abertura: The Copenhagen Wheel, foto de Michael D Spencer