Temos fotografias e vídeos espalhados pelos nossos dispositivos móveis, computadores antigos, discos e serviços on-line. Às vezes a tarefa de encontrar aquela foto que realmente queremos pode parecer impossível. Para pôr fim a este caos a Google apresenta o Google Fotos.

Este novo produto serve para guardar todas as fotografias e vídeos, ajuda a organizá-los e a partilhar o que quiser. É um local único e privado para guardar as memórias de uma vida e aceder a elas a partir de qualquer dispositivo.

O Google Fotos pode fazer backups e guardar gratuitamente e sem limites todas as fotografias de alta resolução e vídeos de alta definição que quiser. A resolução original até 16MP nas fotos e 1080p nos vídeos são mantidas e são armazenadas versões comprimidas das fotos e vídeos numa resolução para impressão de qualidade.

Fotos e vídeos são organizados automaticamente por pessoas, locais e coisas importantes. Não é preciso de identificá-las ou recorrer a tags, nem mesmo é necessário criar álbuns. Quando quiser encontrar uma fotografia específica, basta fazer uma pesquisa simples de modo a encontrá-la — quer se trate do cão, da festa de aniversário de um filho, ou da praia preferida. E todo o processo de agrupamento é privado.

A aplicação permite editar e melhorar as fotografias, assim como criar colagens, animações, vídeos com som e muito mais. Permite também partilhar fotografias e vídeos através de qualquer serviço: do Hangouts ao Twitter, ao  WhatsApp. E para partilhar múltiplas fotos e/ou vídeos de uma só vez, é possível criar um link para que o processo seja rápido e sem problemas. O destinatário poderá ver os itens partilhados sem qualquer aplicação ou acesso especial, e poderá descarregar e gravar as mesmas imediatamente na sua biblioteca com um simples clique.

O Google Photos está disponível para Android, iOS e para a versão web.