Logo à primeira vista este projeto atraiu a minha atenção. Antes mesmo de saber que era de autoria de dois portugueses – Isa Silva e Hugo Teixeira. Depois de saber disso, mais rapidamente quis partilhar a informação sobre este automóvel futurista. Uma cápsula oval, com capota transparente, concebida para andar de um lado para o outro nas cidades. Uma ideia que não só é atraente como tem pernas para andar. Ou melhor, rodas!

Chama-se UOU vehicle e está na vanguarda da mobilidade contemporânea. É 100% elétrico, económico, prático e versátil. E, mais importante, surge como resposta ao que até agora têm sido os principais obstáculos para a produção em massa de veículos elétricos: autonomia, necessidade de infra-estruturas próprias de carregamento e preço.

O UOU pode ser carregado em qualquer tomada doméstica convencional, não requerendo de infra estruturas próprias de carregamento. Cada carregamento é suficiente para percorrer trajetos tipicamente urbanos – entre 40 e 60 km. E como possui um sistema integrado de steps e Micro Geração de Energia, que permite ao utilizador gerar a própria energia, esta autonomia pode ser ainda maior. E é comercializado a um valor 50% a 75% inferior ao dos veículos destinados ao mesmo fim existentes no mercado, ou seja, a partir de €3500. Parece interessante.

Este automóvel de dois lugares (mais bagageira) e três rodas é de condução simples e intuitiva, de fácil utilização e não requer Carta de Condução, uma vez que é considerado um velocípede. Fácil de estacionar, pode também ser utilizado em ciclovias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A sua capota translúcida é segura – feita em poliuretano anti-quebra – e permite uma visão de 360º aos seus ocupantes. Conta com um sistema de controlo remoto de abertura e fecho, o que lhe dá a possibilidade de múltiplas configurações.

Os veículos elétricos têm uma manutenção menos cara do que a daqueles com motor de combustão interna, não emitem gases poluentes ou de efeito estufa e são silenciosos. O UOU está na fase de produção das suas primeiras unidades, mas já é possível marcar para experimentá-lo. Basta aceder ao site da marca.