Passamos um terço das nossas vidas a dormir. Ou pelo menos deveríamos fazê-lo. Mas o sono é para muitos uma parte complicada do dia-a-dia, entre muita ansiedade e dificuldade em relaxar. É por este motivo que não me canso de fazer referência a produtos e aplicações que se dedicam a proporcionar noites realmente descansadas aos seus utilizadores.

É o caso do S+, da ResMed. Este é um aparelho que ajuda o seu utilizador a analisar e melhorar a forma como dorme. Apesar de o produto não entrar em contato direto com a pessoa, ele monitoriza a sua respiração e os seus movimentos durante o sono. Analisa todas as fases e sincroniza-se com o smartphone ou tablet para armazenar os dados obtidos, criar gráficos, fazer análises e dar sugestões para melhorar a qualidade do sono.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para que a noite comece bem, o S+ disponibiliza sons criados especialmente para relaxar, sincronizando-os com a respiração do utilizador. Os sons diminuem gradualmente para o ajudar a adormecer. O produto oferece também uma ferramenta de texto e de gravação de voz para que a pessoa possa criar a sua lista de afazeres para o dia seguinte e, desta forma, eliminar a ansiedade que este tipo de preocupação desperta quando não a tiramos da mente.

O gadget monitoriza também o ambiente do quarto de dormir. Enquanto regista os estágios do sono, recolhe informação sobre ruídos, luminosidade e temperatura que podem afetar a qualidade do sono. Possui também um despertador que utiliza a luz para um acordar suave e fá-lo quando o sono está na fase mais leve.

Os dados recolhidos são comparados com os de outras pessoas do mesmo sexo e da mesma faixa etária. E, através da aplicação, sugestões vão sendo disponibilizadas para que o utilizador alcance as condições ideais para um sono de qualidade.

Este é um equipamento que pode ser comprado através da Amazon.