É possível (e importante) controlar o acesso das crianças aos smartphones e tablets, mas não faz sentido tentar ignorar a existência destes equipamentos ou combatê-los com todas as nossas forças. Visto isso, acredito que podemos sempre encontrar aliados para os nossos fins mais nobres (no caso, educar os nossos filhos). E aqui estou para demonstrar que ‘educativo’ nem sempre quer dizer maçada absoluta. Estas quatro aplicações estão aqui para prova-lo. Vamos a isto!

Ópera e arte para descobrir

Apps educativas e divertidas para crianças. Play Opera appFragmentos de cinco belas óperas de amor ilustradas por cinco artistas, para crianças entre os 5 e os 12 anos. A aplicação Play Opera combina animação, interatividade, música e ilustração. Cada tema conta com uma ficha com os personagens e uma sinopse da ópera a que pertence. A Flauta Mágia, de Mozart, é ilustrada por Violeta Lópiz. Turandot (ária Nessum Dorma), de Puccini, é ilustrada por Pablo Auladell. La Cerentola (Cinderela ou o Triunfo da Bondade), de Gioachino Rossini, tem desenhos de Marina Anaya. Rigoletto de Giuseppe Verdi, por Mikel Casal. E, por fim, a zarzuela Luísa Fernanda (mais precisamente o Coro de Vareadores), por Ricardo Cavolo.

Play Opera foi criada pela premiada empresa espanhola Dada Company em colaboração com a Asociación Ópera XXI. É uma app gratuita e está disponível apenas para iOS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Construa o seu próprio robô

Apps educativas e divertidas para crianças. A Fábrica de Robôs appCom A Fábrica de Robôs (no original The Robot Factory) as crianças podem construir os seus próprios brinquedos virtuais. Dão asas à imaginação e isso é fundamental! Elas criam as próprias histórias. Com mais de 50 peças disponíveis, é possível criar uma infinidade de diferentes robôs. Depois de construídos, as crianças testam seus robôs num mundo fantástico cheio de obstáculos. E podem reconstruí-los e testá-los quantas vezes quiser.

A Fábrica de Robôs é um produto do Tinybop Brinquedos Digitais, um estúdio que vale a pena conhecer.

A aplicação custa cerca de € 2,70, pode ser utilizada em diversos idiomas (entre eles o português) e está disponível apenas para iOS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Caras divertidas

Apps educativas e divertidas para crianças. Faces iMake appA aplicação Faces iMake é uma ferramenta para criar colagens a partir de imagens de objetos do dia-a-dia. Além de divertida, é uma excelente ferramenta para desenvolver capacidades criativas e a atenção. Estimula a coordenação motora, a concentração e a curiosidade. É também indicada para crianças com dificuldades como, por exemplo, com autismo.

Faces iMake conta com cinco vídeos sobre criatividade, uma galeria inspiracional com 20 imagens e música. Permite criar um puzzle próprio, assim como partilhar as criações nas redes sociais ou via email.

Esta á uma aplicação da iMagine Machine e foi desenvolvida por Hanoch Piven, artista plástico, autor de livros infantis e educador. É dirigida para crianças com mais de 6 anos e pode ser utilizada em inglês, francês, espanhol (infelizmente não há versão em português). Custa cerca de € 2,70 e está disponível apenas para iOS

 

Ciência para todos

Apps educativas e divertidas para crianças. Mini Games appEducational Mini Games é uma aplicação com três tipos de jogos: o jogo das “Peças Tontas” com nove puzzles à escolha, que consiste no deslizamento das peças das caixas para descobrir a imagem escondida; um “Quiz de Ciência”, com mais de 50 perguntas diferentes; e ainda, o “Puzzle do Sistema Solar”, que através de oito puzzles permitirá que as crianças explorem de forma divertida todos os corpos celestes. E mais perguntas e puzzles serão adicionados na aplicação num futuro próximo.

Esta é uma app da Science4You, está destinada a crianças a partir dos 6 anos e possui versões em português, espanhol e inglês. É gratuita e está disponível para iOS, Android, Windows Phone.

Este slideshow necessita de JavaScript.