Quer dizer, não estou a falar da forma como aqueles grupos artísticos americanos fazem. É saltar a corda, sim, mas uma corda inteligente. E saltar uma corda inteligente leva a que o desempenho também seja gerido de forma inteligente. Ora vejamos…

Estou a falar da SmartRope, da Tangram Factory, uma corda que contém no seu interior pequenos LEDs e que se comunica com o smartphone do utilizador através de uma aplicação. A atividade de saltar a corda é monitorizada ao pormenor. O número de saltos é contado de forma precisa, a aplicação analisa e sugere períodos de intervalo entre sessões de forma a que a atividade física seja mais racional e benéfica para o organismo, e calcula o consumo de calorias tendo como base o BMI (Índice de Massa Corporal) do utilizador.

Smartrope, da Tangram Factory. Uma corda de saltar inteligente.Os LEDs mostram a contagem diante dos olhos do utilizador sem que seja necessário olhar para o smartphone, e contam até quatro dígitos. Da mesma forma são mostradas as calorias consumidas. O ângulo entre a corda e o manípulo é de 45 graus, o que proporciona uma rotação natural e sem esforço. E os materiais utilizados em todo o equipamento é de alta qualidade, assim como o seu acabamento. A conexão entre a corda e o smartphone é feita através de uma ligação Bluetooth.

Saltar à corda parece um exercício inofensivo e sempre foi deixado um pouco de parte dando lugar a equipamentos complexos e atividades com ar mais …. No entanto, é excelente para o corpo e, principalmente, para o coração. Este é, portanto um equipamento de cardiofitness que pode ser levado para qualquer lado e utilizado a qualquer altura do dia, como der mais jeito.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trinta minutos a saltar à corda (3 sessões de 10 minutos) a um ritmo moderado pode levar a queimar cerca de 480 calorias. Este é um exercício que trabalha os músculos das coxas e pernas, ombros, braços, abdominais e quadris. Traz benefícios cardiovasculares e é bom para a saúde dos ossos, para além de beneficiar a coordenação e a respiração.