Primavera, para mim, é sinónimo de flores, plantas, da Natureza a mostrar toda a sua beleza. Nestas alturas sempre tenho o impulso de renovar as plantas de casa ou mesmo de ajudar as que já tenho para que revelem toda a sua beleza. Sei que nem sempre é fácil mantê-las saudáveis, bonitas e

vistosas. Há quem nasça com este dom e há quem as adore mas não tenha jeito nenhum para cuidá-las. Com estes gadgets tudo torna-se possível. Para cuidar das plantas de interior e exterior, criar uma horta na varanda ou mesmo cortar a relva sem fazer esforço.

1. Click & Grow

Gadgets para plantas e jardim. Ambiente high-tech para plantas Click & Grow

Para ver crescer plantas lindas sem esforço. Através da nano tecnologia, a Click & Grow proporciona um ‘ambiente inteligente’ para que a planta se desenvolva. Ali, pequenos sensores asseguram que estejam disponíveis as quantidades ideais de água, oxigénio e nutrientes. São uma espécie de vaso (que já vêm com sementes) que se liga à eletricidade, põe-se a quantidade de água indicada e já está. Este produto tem um ano de garantia e pode ser comprado no site da marca. Há envios para todo o mundo, exceto para a Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Rússia e Brasil.

 

2. Edyn

Gadgets para plantas e jardim. Sensor para jardins Edyn

Este é um sistema para monitorizar o jardim. O Edyn analisa a luminosidade, a humidade do ar e a sua temperatura, os nutrientes e a irrigação do solo e cruza esta informação com os dados sobre as plantas. É utilizado com o apoio de uma aplicação e através dela pode ver que plantas são as mais indicadas para o tipo de solo que tem. Indica ainda a melhor altura para plantar e como as deve cuidar. O sistema conta também com a Edyn Water Valve, um sensor que proporciona uma rega inteligente, orientada pelas condições do solo e do clima e não simplesmente programado para regar a uma determinada hora. Tudo funciona à base de energia solar.

 

3. Automower Solar Hybrid, da Husqvarna

 

Gadgets para plantas e jardim. Automower Solar Hybrid, da Husqvarna

Este é o corta-relvas de sonho de muitas famílias. É liga-lo e deixar que faça todo o trabalho. O Automower Solar Hybrid é o primeiro corta-relvas totalmente automático com energia solar no mercado.  Utiliza energia elétrica, mas conta com os painéis solares para aumentarem a sua autonomia. Está preparado para todo o tipo de terreno e se durante a operação tiver algum problema, o utilizador é imediatamente informado através de SMS.

 

4. Flower Power, da Parrot

Gadgets para plantas e jardim. Flower Power, da Parrot

aqui escrevi sobre este gadget, mas nunca é demais pois dispõe de diversas funcionalidades para manter as plantas lá de casa invejáveis. O Flower Power é um sensor que deteta todas as necessidades das plantas, sejam de interior ou de exterior. Analisa quatro parâmetros distintos: a luminosidade, a temperatura, a humidade e os fertilizantes. Quando deteta a necessidade da intervenção humana, envia uma notificação ao utilizador. Fornece gráficos em tempo real e um histórico do estado da planta. Com base em cada planta e nas condições do ambiente em que está inserida, dá conselhos práticos para que esteja sempre no seu melhor. Funciona à base de pilhas AAA.

 

5. Câmara Time Lapse TLC200, da Brinno

Gadgets para plantas e jardim. Câmara Time Lapse TLC200, da Brinno

Depois que acertar a mão no cuidado das plantas, poderá divertir-se a filmar o seu crescimento e desenvolvimento em time lapse. Ou seja, com a TLC200 poderá, por exemplo, criar um vídeo feito ao longo de dias em poucos minutos ou mesmo segundos. Simples de operar, possui visor LCD e lente rotativa para que possa ajustar corretamente o foco da ação. Para as filmagens ao ar libre pode utilizar o acessório à prova d’água.

Gadgets para plantas e jardim. Câmara Time Lapse TLC200, da Brinno

 

*Crédito imagem de abertura: Flickr | tuchodi