Não há dúvidas: este é um gadget de sonho para muitos. Promete contabilizar as calorias ingeridas sem que tenhamos de inserir item a item do que comemos em cada refeição. E chama a atenção por isso mesmo.

Este é o GoBeHealBe, um monitor em forma de pulseira com sensores que permitem medir e monitorizar inúmeros aspetos da nossa atividade diária – o ritmo cardíaco, a tensão arterial, os níveis de stress e de atividade, a qualidade do sono, os níveis de hidratação, as calorias queimadas. Mas o que mais atraiu a atenção do público e dos especialistas foi a medição das calorias ingeridas. Quem é que já não desistiu de as controlar através dos wearables por causa do trabalho que dá inserir a informação a cada refeição?

Healbe GoBe, um monitor de atividade que conta calorias automaticamente

Com este wearable, as calorias são calculadas através da tecnologia Flow. De acordo com os seus criadores, os alimentos são ingeridos e passados 10 a 15 minutos o organismo começa a transformá-los em glucose, num processo que pode durar horas, dependendo do que se come. Quando os níveis de glucose aumentam, as células a absorvem e produzem água. O que a tecnologia e sensores deste equipamento fazem é analisar os tecidos e os níveis de fluido que entram e saem das células.

Alguns meios de comunicação referiram a falta de base científica. Mas num teste feito pela BBC, foram obtidos valores muito próximos dos reais. Seja como for, o produto fez um enorme sucesso na sua campanha de recolha de fundos através do Indiegogo. Em um par de meses alcançou o valor pretendido – cerca de 88 mil euros – e ultrapassou-o, arrecadando um total de quase um milhão de euros!