Os dias dos cartões de crédito e de débito podem estar contados. Muitas novidades têm surgido neste campo e esta é uma delas. Chama-se SEQR (lê-se como ‘secure’ em inglês) e é uma nova forma de pagamento que chega a Portugal criada empresa do grupo Seamless, um dos principais fornecedores de sistemas de pagamento para telemóveis a nível mundial.

O SEQR é uma mobile wallet gratuita, ou seja uma aplicação instalada no smartphone que de uma certa forma desempenha as mesmas funções da tradicional carteira: substitui o dinheiro e os cartões para realizar pagamentos, guarda os recibos e está preparada para incluir os cartões de fidelização das marcas onde pode ser utilizada. A utilização da app implica o registo com a inserção dos dados bancários (NIB e IBAN).

As operações são feitas diretamente na SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros), eliminando intermediários, o que reduz custos para os lojistas e, de acordo com os responsáveis pelo grupo Seamless, implica operações mais rápidas e seguras para o consumidor.

SEQR, um sistema para pagar as compras com o smartphone

Não se trata da extensão de uma transação com cartão que transitou para o telemóvel, tudo é processado no smartphone pela aplicação. No ato da compra o utilizador necessita apenas de reconhecer um QR-Code/NFC no momento do pagamento e aprovar a compra através da introdução de um código PIN.

A aplicação em si é encriptada. O pagamento é garantido através de uma ligação encriptada associada ao sistema de transação e a sua aprovação com o código PIN pessoal sempre que fizer um pagamento. A aplicação instalada com uma conta registada está associada a um telemóvel específico, não podendo ser clonada ou utilizada noutro telemóvel. E mesmo que o equipamento seja roubado, sem acesso ao seu código PIN é impossível alguém usar a sua conta SEQR.

Com  este sistema é possível fazer pagamentos em lojas e online, restaurantes, parques de estacionamento, bombas de gasolina e máquinas de vending, entre outros. O SEQR permite ainda transferir dinheiro e receber ofertas e promoções direta e gratuitamente.

SEQR, um sistema para pagar as compras com o smartphone

Esta forma de pagamento já está ativa em cerca de 200 lojas por todo o país, entre as quais destacam-se os estabelecimentos das cadeias de restauração McDonald’s, Starfoods (que detém as marcas Companhia das Sandes, Loja das Sopas e FARM) e na Nata Lisboa. A fornecedora de serviços de alimentação Eurest, a empresa de brinquedos científicos Science4You e o Grupo Lanidor (incluindo a Globe, Quebra Mar, Casa Batalha) também disponibilizam esta forma de pagamento.