Acaba de ser lançado um gadget que vai fazer os tradicionais monitores para bebés parecerem jurássicos. É verdade que os monitores de som e, mais recentemente, os que têm também vídeo ajudaram muitos pais a cuidarem das suas crianças à distância. Podiam esperar serenamente o seu despertar sem ter de estar sob tensão todo o tempo nem ter de ter o bebé ao seu lado.

Falo do monitor para bebés Sproutling, um wearable para os mais pequenos. Este monitor é composto por três partes: uma faixa com o sensor para ser posta na perna do bebé, um carregador e uma aplicação. A faixa é feita de silicone hipoalergénico, sem químicos ou toxinas, que pode ser lavada na máquina da roupa desde que seja retirado o sensor. O carregador é inteligente e não só recarrega a bateria do sensor sem ser preciso recorrer a fios, como serve ele mesmo como sensor do ambiente em que o bebé está. E a aplicação, por sua vez, pode ser utilizada por várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, se o bebé fica com os avó ou com uma babysitter, estes podem também ter acesso ao monitor enquanto os pais podem igualmente acompanhar tudo o que se passa à distância.

Mas, então, o que faz o Sproutling? O equipamento fornece 16 medidas distintas. Permite saber a frequência cardíaca do bebé, a posição em que está a dormir (de costas ou de barriga para baixo), se está prestes a acordar ou está num sono profundo, se estará calmo, cheio de energia ou resingão quando acordar, se o quarto está demasiado claro ou demasiado calor ou ainda se há demasiado ruído, por exemplo. As funcionalidades são mais que muitas, mas este vídeo explica tudo… ou quase!