Esta é a hora dos wearbles, gadgets para vestir ou usar em alguma parte do corpo. Desta vez a novidade foi desenhada para usar nos pés. Trata-se de Lechal, da Ducere Technologies, um ténis que tem acoplado um GPS e um monitor de boa forma.

O ténis conta com ligação Bluetooth e uma aplicação associada (compatível com Android, iOS ou Windows) através da qual é possível determinar o ponto de destino ou outras funcionalidades. Depois, é deixar que o Lechal oriente o caminho sem precisar usar as mãos ou desviar o olhar para ver as indicações. Os ténis vibram consoante a direção a ser tomada, ou seja, no pé direito para virar à direita, no pé esquerdo para virar à esquerda. Em viagem, o equipamento pode ainda destacar pontos de interesse no caminho.

O Lechal permite também monitorizar a boa forma e a saúde. Através da aplicação é possível contar o número de passos e as calorias queimadas, marcar o ritmo as passadas e obter a sugestão de exercícios a praticar. O Lechal avisa ainda se o smartphone for deixado para trás.

Na verdade, este equipamento foi desenhado inicialmente a pensar nos invisuais mas há pouco tempo foi posto à disposição do público em geral através de pré-encomenda.

Se preferir, pode optar por recorrer às palmilhas de poliuretano que desempenham as mesmas funções dos ténis e se adaptam à grande maioria dos sapatos. Ténis e palmilhas podem ser lavados. Para isso, basta apenas retirar antes o módulo que reúne a bateia e os elementos eletrónicos.

Insole-side