Sempre olhei com curiosidade para os gadgets voltados para uma vida saudável, que controlam a atividade física e a boa forma. Por um lado, adorava poder recolher todos esses dados: atividade física, sono, alimentação. Por outro, não apetecia trazer nada no pulso durante 24 horas, 7 dias na semana. A oportunidade de experimentar a pulseira UP24, da Jawbone*, era o pretexto que precisava para ver se era capaz e se valeria a pena.

Forma

A experiência começou de forma positiva. A pulseira era fácil de pôr, leve e com uma cor divertida. Passava como uma pulseira normal e mesmo a dormir não se revelou incómoda.

Para alguns utilizadores deste tipo de equipamento, o fato de não ter um ecrã é um ponto negativo. Confesso que no meu caso não fez falta. O ecrã tornaria a pulseira mais pesada e menos discreta. A possibilidade de verificar o meu estado através do smartphone foi suficiente.

Utilização

Baixar a app e sincronizar a pulseira com o telemóvel foi fácil. A existência de pequenas luzes para orientar a utilização ajudou. A partir daí, os dois equipamentos mantinham a sincronização e eu precisava apenas adicionar manualmente o que comia, indicar o início e o fim do período de sono e indicar a minha disposição.

Talvez o mais trabalhoso fosse incluir a alimentação. Para obter dados precisos é preciso um pouco de cuidado e atenção. Em contrapartida, obtinha em troca muitos detalhes nutricionais para além das calorias consumidas.

Acompanhamento

A possibilidade de estabelecer metas é um aspeto interessante. O equipamento ajuda a que nos esforcemos para termos uma vida saudável: mais atividade física, dormir mais (ou menos!) e comer melhor.

Com o Bluetooth do smartphone ligado, podemos acompanhar o nosso desempenho em tempo real ao longo do dia. Consegui organizar-me para andar mais e dormir mais. Apesar de nem sempre ter sido bem-sucedida.

Além de recolher dados, o sistema fornece dicas e observações úteis para o nosso estado, o que ajuda a alcançar objetivos e a ter um comportamento mais saudável. É possível ainda estabelecer lembretes. Ou seja, que nos avisem para de tanto em tanto tempo movermo-nos um pouco, ou bebermos água, por exemplo. Os avisos são feitos através de uma suave vibração da pulseira.

A UP 24 permite ainda a partilha dos dados recolhidos entre a nossa ‘equipa’, um grupo de amigos previamente determinados. A bateria dura cerca de uma semana e a carga é feita por uma das extremidades ligada ao computador.

Este gadget aguenta respingos e alguma água, mas não deve ser utilizado para nadar ou tomar banho. Está disponível em 3 tamanhos e em 4 cores diferentes: laranja, rosa, preta e verde-limão.

* A pulseria UP24, da Jawbone está disponível na loja online da Orange.