Quando a memória falha... Lapa, ajuda-nos a encontrar objetos perdidos

Sim, o tema é recorrente e desta vez a solução é de autoria nacional!

Memória, ou a falta dela! Esta é uma das minhas principais dores de cabeça diárias. E dizem as estatísticas que perdemos mais de meia hora por dia à procura de objetos. Eu, de certeza, passo ainda mais tempo nesta tarefa inglória, portanto encontrar uma solução tornou-se uma obsessão.

Desta vez esbarrei com uma Lapa, sim este é o nome do produto e foi criado por quatro jovens portugueses – o especialista em Hardware João Lobato Oliveira, o programador de Software Luís Certo, a designer gráfica Cassandra Carvas, e o designer de produto Miguel Gomes.

E o que faz esta Lapa? Se as originais agarram-se às rochas, esta agarra-se aos objetos, animais de estimação ou até crianças, e o seu design assegura que de lá não se solte mais. Desta forma, este pequeno dispositivo permite que os objetos sejam localizados através de uma aplicação compatível com iOS e Android. Pode localizá-los fazendo com que emita um som ou pode programar a Lapa de forma a que mal se distancie um pouco do objeto um discreto alarme soe fazendo com que se lembre do que ía deixando para trás.

A Lapa conta ainda com um inovador sistema de rastreio comunitário e partilha social. Isto permite que possa ajudar e ser ajudada sempre que se perca alguma coisa, em qualquer altura, em qualquer lugar.

Veja melhor como funciona:

Este slideshow necessita de JavaScript.